As empresas angolanas podem, doravante, simplificar os processos de gestão e entrega de serviços com a utilização da plataforma digital "ServiceNow", representada no país pela EY.
Ensaiada em Angola por instituições bancárias e empresas do sector petrolífero há três anos, o ServiceNow é uma plataforma bastante ágil, cujas vantagens residem na facilidade em acelerar as transformações dentro das organizações, uma vez que permite orquestrar um conjunto de tarefas por meio da Inteligência Artificial.
O sócio da EY para a Área de Tecnologias, David Gonçalves, disse aos jornalistas, à margem da cerimónia de apresentação "TechEdge Connect", realizada nesta terça-feira, em Luanda, que a utilização do ServiceNow oferece ganhos significativos à economia, razão pela qual o seu crescimento tem sido exponencial no mercado internacional.
BFA já aderiu
O responsável revelou que o Banco de Fomento de Angola (BFA) foi o primeiro a aderir ao sistema financeiro angolano, ao mesmo tempo que algumas operadoras do sector petrolífero, ao passo que novas empresas de referência já manifestaram o interesse pela sua utilização nos próximos dias.
"Fizémos a apresentação da forma como utilizar tecnologia ao serviço das organizações e pessoas singulares para que elas se adaptem de forma muito mais facilitada, ou seja, de fazer com que o conhecimento do colaborador se torne mais fácil, ao mesmo tempo que a aprendizagem sobre os processos é mais rápida", disse.
O ServiceNow permite criar fluxos de trabalho dinâmicos para melhorar as experiências através dos processos da organização, uma IA que cria conteúdo ou respostas com base em padrões e dados, tais como texto, resumos, recomendações.
A plataforma capacita ferramentas para redigir e-mails, resumir casos ou sugerir respostas no Portal de Self-Service, procede à recepção de documentos e gera resultado semelhante à humana, usando processamento de linguagem natural, gera automaticamente uma mensagem de boas-vindas para novos contratados ou um resumo da avaliação de desempenho, aumenta a eficiência da comunicação e o self-service reactivo e específico da tarefa.
A EY e a ServiceNow agilizam o fluxo de informação, removem a fricção e entregam experiências mais ricas, cuja utilização regista, nos últimos três anos uma taxa de 35 por cento de crescimento anual referentes a mais de 5,000 projectos desde EY18, englobando acima de 1,600 Profissionais ServiceNow, tendo emitido mais de 3,100 Certificações.
David Gonçalves formou que a tecnologia permitiu eliminar os estrangulamentos para fornecer informações fáceis de consumir quando e onde forem necessárias, proporcionando experiências sem atritos para clientes e funcionários, o que passa por aproveitar a tecnologia para impulsionar a empresa humana
"Com a nossa profunda experiência no sector, fundimos a nossa perspicácia empresarial e mentalidade colaborativa com a versatilidade da plataforma ServiceNow para impulsionar a inovação, o desempenho e o crescimento", disse.
Excelente experiência
A gestora de tecnologias digitais do Banco de Fomento Angola (BFA), Liliana Macedo, informou que a instituição aderiu há três anos à plataforma porque havia necessidade de melhoria, optimização de processos , numa altura em que havia gritantes problemas de entrega de serviços.
"Decidimos mesmo imigrar para o ServiceNow que é uma solução à altura das necessidades da empresa, tendo em conta que os problemas de tecnologia de informação (IT) impactam todo o negócio. Esta decisão permitiu dar resposta ao fluxo de solicitação de serviços e fazer as entregas de maneira optimizada.
De acordo com a especialista, o ServiceNow já não é utilizado só pela IT, pois "todo o catálogo de serviços multidisciplinares são processados pelo ServiceNow". "Vamos continuar a expandir porque temos pedidos de inovação de processos antes realizados por via email, com necessidade de se adaptar às novas tendências, sob pena de ficarem ultrapassados".