O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, orientou, nesta terça-feira, uma reunião na Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL), a fim de avaliar a reestruturação da empresa com foco na melhoria da capacidade de abastecimento de água e na adaptação às novas demandas e desafios.
Em nota de imprensa, o Ministério da Águas refere que a reunião foi motivada pela necessidade urgente de superar as limitações na produção de água, especialmente em resposta ao crescimento populacional e à crescente demanda por um serviço mais eficiente e sustentável.
No encontro, foram discutidas as obras em andamento, como a construção dos sistemas de abastecimento de água do Bita e Quilonga, que irão beneficiar não apenas Luanda, mas também a província vizinha do Icolo e Bengo, com um aumento significativo na oferta e qualidade da água.
A proposta de reestruturação, de acordo com a nota, busca tornar a EPAL mais sustentável economicamente, com uma operação mais eficiente, além de reduzir a dependência de serviços externos e maximizar o uso dos recursos internos.
Na ocasião, João Baptista Borges destacou a importância da proposta para garantir a eficácia da empresa e a qualidade do serviço prestado à população.
Entre as principais conclusões da reunião destaque sustentabilidade da EPAL para redução de custos e optimização dos recursos internos, fortalecer as capacidades operacionais, assim como a capacitação continua dos recursos humanos.