Fin Adviser

Todas Notícias > EXECUTIVO DESTACA JUVENTUDE COMO PILAR ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA

EXECUTIVO DESTACA JUVENTUDE COMO PILAR ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA

  09 Apr 2025

EXECUTIVO DESTACA JUVENTUDE COMO PILAR ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA

A secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, afirmou que, ao longo dos 50 anos de independência, o Executivo angolano tem considerado o desenvolvimento da juventude como uma prioridade estratégica para o progresso do país.

A declaração foi feita durante a 34ª edição da Sessão Temática do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (Minttics), realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), no âmbito do programa Comunicar por Angola, que nesta edição teve como tema "Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025-2027".

Segundo a governante, o processo de desenvolvimento nacional tem contado com o envolvimento activo de jovens de organizações não governamentais, parceiros e diversos sectores ligados ao Executivo, com destaque para as áreas da educação, saúde, desporto e emprego.

Entre as principais metas do Plano de Desenvolvimento da Juventude, Danila Bragança apontou a promoção do emprego, do empreendedorismo, da formação profissional e do acesso à habitação, além da ampliação do acesso a serviços sociais básicos e à prevenção de comportamentos de risco.

A secretária destacou ainda a implementação de vários projectos que já beneficiaram milhares de jovens em todo o país. Um dos exemplos citados foi o programa Proeja, que presta consultoria gratuita nas áreas de literacia financeira, fiscal e digital, tendo já beneficiado mais de 70 mil jovens.

Outro destaque foi o FUNEA, um fundo de 21 mil milhões de kwanzas criado como parte da Agenda Nacional de Emprego. O objectivo é apoiar iniciativas públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento da juventude.

No domínio da prevenção de comportamentos de risco, Danila Bragança revelou que, através do programa POJA, implementado pelo Instituto para a Juventude, cerca de 121 mil jovens foram envolvidos em acções de voluntariado, com a realização de mais de 400 actividades distribuídas em 300 iniciativas.

O Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025-2027 visa garantir a plena integração dos jovens no mercado de trabalho e na sociedade, promovendo o crescimento cívico, académico e profissional. A iniciativa pretende ainda fomentar o espírito empreendedor e a participação activa dos jovens nos processos democráticos e no desenvolvimento sustentável do país.

تشاندينهو