Fin Adviser

Todas Notícias > PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO VISA REDUZIR DÉFICE HABITACIONAL NO PAÍS

PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO VISA REDUZIR DÉFICE HABITACIONAL NO PAÍS

  10 Apr 2025

PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO VISA REDUZIR DÉFICE HABITACIONAL NO PAÍS

O Secretário de Estado para o Urbanismo e Habitação, Manuel André da Costa Canguezeze, reafirmou nesta quinta-feira que o Programa Nacional de Habitação do Executivo tem como principal objetivo reduzir o défice habitacional ainda existente no país.A iniciativa abrange a construção de centralidades, terrenos estruturados, projectos de autoconstrução dirigida e fogos habitacionais.

A declaração foi feita durante a 35ª edição da Sessão Temática do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), no âmbito do programa “Comunicar por Angola”. O encontro teve como tema “Plano Nacional de Habitação”.

Segundo Manuel Canguezeze, a execução do programa contribuirá para o desenvolvimento urbanístico e habitacional, promovendo a requalificação do sistema urbano e do parque habitacional, além de garantir melhores condições de habitabilidade à população. A medida visa ainda impulsionar o desenvolvimento sustentável do país.

No âmbito do projecto de autoconstrução dirigida e assistida previsto para o período 2025-2027, estão previstas acções como a identificação de novas reservas fundiárias, elaboração de esquemas de ocupação do solo e a implementação de cerca de 876.810 lotes com infraestrutura progressiva.

O secretário de Estado informou que o Governo já concluiu 25 centralidades, tem outras quatro parcialmente concluídas e inauguradas, cinco em fase de execução e seis por iniciar. Em relação às urbanizações, foram finalizadas oito, enquanto quatro estão em curso e três encontram-se paralisadas. No total, 130 municípios concluíram a implementação de 200 focos habitacionais cada.

Sobre o modelo de renda resolúvel, o dirigente destacou que o sector continua a priorizar negociações e acções de sensibilização junto aos moradores, no sentido de garantir o cumprimento das cláusulas contratuais de pagamento.

“Neste período, foram concluídas 94.288 habitações, das quais 2.498 localizadas em centralidades finalizadas”, sublinhou.

O evento enquadrado no programa do Executivo de reforço da relação com os cidadãos, é uma iniciativa do MINTTICS que visa promover maior transparência e aproximação entre governo e sociedade.

تشاندينهو