Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA CONTA COM MAIS DE 22 MIL QUILOMETROS DE FIBRA ÓPTICA

ANGOLA CONTA COM MAIS DE 22 MIL QUILOMETROS DE FIBRA ÓPTICA

  30 Aug 2021

ANGOLA CONTA COM MAIS DE 22 MIL QUILOMETROS DE FIBRA ÓPTICA

Estes dados foram apresentados, nesta sexta-feira , pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MITTICS), Manuel Homem, durante a abertura do primeiro Conselho Consultivo daquele departamento ministerial, que decorreu sob o lema: "Tecnologia de Informação, Comunicação Social, melhor integração, mais inovação e desenvolvimento”.

Manuel Homem disse que, no domínio das comunicações electrónicas, o país conta com uma ligação de fibra óptica para a província de Cabinda, que concretiza a integração de Angola à Rede Única africana, atravessando a República Democrática do Congo. Ainda no domínio das comunicações electrónicas, o ministro assegurou que está em funcionamento o projecto Angola Online, que terá um total de 125 pontos de acesso público e gratuito à Internet.

Segundo Manuel Homem, a meta é permitir a conectividade e acesso à banda larga em todo o território nacional, prestação de serviços de qualidade, implementação e desenvolvimento de novas aplicações, visando o crescimento e prosperidade do país e a concretização do objectivo de transformar Angola numa referência de comunicações na SADC.

No domínio da Estratégia Espacial Nacional, Manuel Homem explicou que decorre, dentro do cronograma estabelecido, a construção e colocação em orbita do projecto ANGOSAT-2, um satélite de telecomunicação cujo lançamento em órbita está previsto para 2022. O ministro sublinhou que, no que toca ao sector da meteorologia e geofísica, está em curso a melhoria das infra-estruturas do Instituto Nacional de Meteorologia e a instalação de novas estações automáticas para melhorar e reforçar a previsão do tempo, do mar e da rede de observação de superfícies e altitudes. Comunicação social

Manuel Homem reafirmou a modernização e melhoria das condições de trabalho dos órgãos públicos de comunicação social. "Como resultado daquelas melhorias, a Televisão Pública de Angola está a transferir o sinal para o digital e em alta definição, bem como a actualizar as condições dos estúdios”, frisou.

Relativamente à Rádio Nacional de Angola, o ministro referiu estar em curso a modernização da rede de emissores e dos estúdios de emissões. "Na ANGOP houve a melhoria dos serviços prestados e na Edições Novembro estão em funcionamento os serviços digitais”, salientou. Quanto aos Correios de Angola e a AngolaTelecom, revelou que um concurso internacional vai permitir identificar um parceiro para explorar a rede de fibra óptica metropolitana e nacional.

Fundo social

Manuel Homem anunciou que o MITTICS vai criar um fundo social com objectivo de apoiar os funcionários da instituição, dos órgãos tutelados e das empresas tuteladas. "A par disso, vai ser implementado o qualificador ocupacional nas empresas que ainda não têm e resolvidas as questões relativas a segurança social”.

O ministro reconheceu que o "caminho é longo”, mas é fundamental "não se perder o sentido e a obrigação de resolver e implementar todos esses planos, visando o bem do sector”.

تشاندينهو