Fin Adviser

Todas Notícias > EMPRESAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS PREPARAM A TERCEIRA EDIÇÃO DO FÓRUM INTERNACIONAL (FIEC)

EMPRESAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS PREPARAM A TERCEIRA EDIÇÃO DO FÓRUM INTERNACIONAL (FIEC)

  16 Apr 2025

EMPRESAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS PREPARAM A TERCEIRA EDIÇÃO DO FÓRUM INTERNACIONAL (FIEC)

Empresas angolanas e estrangeiras que operam no mercado nacional esmeram-se na preparação da terceira edição do Fórum Internacional sobre Economia Compartilhada (FIEC), a realizar-se no dia 24 do presente mês, no auditório da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAP), promovida pela plataforma.

O certame, subordinado ao tema "Logística partilhada para uma Angola mais eficiente", vai reunir líderes empresariais, investidores, especialistas em Logística e entidades governamentais que se propõem debater os modelos inovadores de crescimento sustentável.

O objectivo passa por promover a economia colaborativa como motor do desenvolvimento estratégico nacional, num certame composto por vários painéis temáticos e sessões práticas versados para tecnologias, sustentabilidade e gestão de cadeia de abastecimento.

O FIEC é uma plataforma estratégica que promove a Economia Compartilhada e nesta terceira edição unirá os principais actores do sector logístico e empresarial. Trata-se de um espaço de integração e debate que promove a economia partilhada, incentivando a inovação, a partilha de boas práticas e a criação de parcerias que impulsionam o desenvolvimento económico do país.

O representante do FIEC, Gildo Santos, informou à nossa reportagem que o evento visa fomentar o "networking" e as parcerias para facilitar o encontro e o diálogo entre empresas consolidadas, startups e jovens talentos, estimular a inovação ao promover debates e apresentações sobre as melhores práticas e tendências do sector Logístico, incentivando a criatividade e a implementação de novas ideias.

As metas passam por divulgar a economia partilhada, mostrar as vantagens de um modelo que optimiza recursos e reduz custos, fortalecendo a competitividade do sector, gerar oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional, através de iniciativas como a bolsa de empregos que está acessível por QR Code comunicado nas nossas redes sociais, site e DOOH. No entanto, o evento procura ligar jovens licenciados e técnicos a empresas do sector.

"Observámos um crescimento expressivo na adesão dos participantes: Primeira edição Híbrida (presencial e online): foram dois dias de evento e contámos com a presença de aproximadamente 600 participantes no total. A segunda edição (exclusivamente presencial) contou com a participação de 300 participantes, evidenciando o crescente interesse e a relevância do evento", informou.

Gildo Santos salientou que a economia partilhada oferece diversas vantagens, entre as quais se destacam a optimização dos recursos que permite a utilização mais eficiente de activos disponíveis, reduzindo desperdícios e custos operacionais. Estímulo à colaboração para criar um ambiente propício para parcerias estratégicas entre diferentes agentes do mercado, gerando sinergias vantajosas para todos os envolvidos.

تشاندينهو