O Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) acolheu, nesta segunda-feira, a conferência de imprensa para o anúncio dos vencedores da 2ª edição do Prémio Nacional da Juventude 2025. A apresentação foi feita pela coordenadora do júri, Ruth Mixinge.
Durante o evento, Ruth Mixinge destacou que o prémio tem como objectivo estimular a capacidade dos jovens de transformar ideias em soluções práticas, abrangendo áreas como Empreendedorismo e Empresariado Juvenil, Ensino, Investigação e Inovação, Cultura, Artes, Desporto, Solidariedade, Associativismo e Voluntariado.
O concurso contou com a participação de 540 candidatos, dos quais 67 foram invalidados e 473 validados, provenientes das 18 províncias do país. Os jovens concorreram em oito categorias distintas, com respectivos vencedores já definidos.
A gala de entrega do Prémio Nacional da Juventude está marcada para a próxima quarta-feira, dia 30, ocasião em que serão reveladas as histórias inspiradoras, os talentos emergentes e os rostos que representam o futuro de Angola.
As categorias contempladas nesta edição foram: Empreendedorismo Juvenil; Associativismo e Voluntariado Juvenil; Ensino, Investigação e Inovação; Empresariado Juvenil; Superação e Solidariedade na Comunidade; Cultura e Arte; Invenção e Inovação; e Excelência no Desporto.
Promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos, o Prémio Nacional da Juventude visa reconhecer o talento, o compromisso e o impacto positivo dos jovens nas suas comunidades. De carácter social e simbólico, a distinção homenageia, de forma pública e solene, os jovens que se destacaram no último ano na implementação de projectos inovadores e sustentáveis.