Fin Adviser

Todas Notícias > ÁGUA E ENERGIA COM NOVAS TARIFAS A PARTIR DE JUNHO

ÁGUA E ENERGIA COM NOVAS TARIFAS A PARTIR  DE JUNHO

  12 May 2025

ÁGUA E ENERGIA COM NOVAS TARIFAS A PARTIR DE JUNHO

O país vai ter novas tarifas de água e energia eléctrica, a partir do próximo mês de Junho, anunciou, nesta sabado, em Luanda, o chefe do Departamento de Fiscalização Técnica e da Qualidade dos Serviços de Electricidade do Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e Água (IRSEA).

Adérito Pedro Manico disse que, em Junho, o sector da Água vai sofrer um ajuste inicial de 30 por cento, tendo em conta a tarifa de 780 kwanzas por metro cúbico, enquanto que o da energia eléctrica terá uma subida de 11,5 por cento, tendo em conta a tarifa média de 12,8 kilowatts por hora (KWh). A subida nos preços, esclareceu, foi feita para ajudar a cobrir os custos reais de produção e distribuição de água e energia eléctrica.

Com a subida dos preços, de forma gradual, o IRSEA espera ter maior capacidade financeira para assegurar a manutenção, modernização e expansão das redes em zonas urbanas e rurais, para se evitar a degradação dos serviços de distribuição de água e energia.

“O reajuste vai ser faseado e permitirá manter a subvenção aos produtos químicos essenciais para o tratamento da água”, esclareceu Adérito Manico, adiantando que a nova tabela de preços é escalonada e baseada no consumo, o que significa que os cidadãos com menos gastos também vão pagar menos.

A título de exemplo, disse que uma família na categoria doméstica social, com um consumo de 0 a 5 metros cúbicos, que pagava em média 200 kwanzas, passará a pagar 260, enquanto na categoria doméstica escalão II, com o consumo igual ou inferior a 10 metros cúbicos, que pagava 260 kwanzas, passará a pagar 338.

Relativamente à electricidade, com a nova tarifa, explicou, uma família na categoria doméstica social I, com potência contratada de 1,3 KVA, que pagava em média 291 kwanzas, passará a pagar 379, enquanto na categoria doméstica monofásica, com a potência contratada de 6,6 KVA, que pagava 9.120 kwanzas, passará a pagar 13.516.

Segundo o responsável do IRSEA, a actualização de preços está em conformidade com os Regulamentos Tarifários dos Serviços de Electricidade e de Água, aprovados pelos Decretos Presidenciais n.º 178/20, de 20 de Junho, e n.º 255/20, de 7 de Outubro.

Melhoria gradual da qualidade da água

O ministro da Energia e Águas garantiu, ontem, em Calumbo, província do Icolo e Bengo, que a maior preocupação do sector se prende com a melhoria gradual da qualidade da água que chega aos consumidores.

Daí a razão das frequentes constatações aos diferentes pontos onde decorrem obras de requalificação.

João Baptista Borges, que efectuou visitas demoradas às Estações de Tratamento de Agua (ETA) do Sudeste, Calumbo e em todos os Zangos, considerou importantes os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no sector das Águas, como a substituição de filtros, bombas e a eliminação do nível de ineficiência elevado que as ETA enfrentam, tendo em conta o seu tempo de vida útil.

“Estamos a trabalhar para a garantia da melhoria da rede de distribuição, ao mesmo tempo que queremos elevar o número de cidadãos que consomem água verdadeiramente potável, que, além de prevenir a população de doenças, vai melhorar a sua qualidade de vida”, disse.

O governante salientou que o Zango, onde reside uma população estimada em mais de um milhão e 500 mil habitantes, constitui uma das maiores preocupações, em termos de distribuição de água. Por esta razão, disse, estar a realizar visitas de constatações no sentido de aferir o ritmo do trabalho, como forma de garantir que se cumpram os prazos contratuais com as empreiteiras.

Situação semelhante acontece com os moradores do Benfica, Viana, Nova Vida, entre outros, aos quais o ministro João Baptista Borges apelou à paciência, pois os trabalhos estão a decorrer ao seu ritmo normal.

Nos locais visitados, esclareceu, decorrem trabalhos como a instalação de equipamentos de sistema electromecânico, novas bombas, sistemas de clonagem, fornecimento, novas botijas de cloro e de laboratório.

تشاندينهو