Fin Adviser

Todas Notícias > KWANZA COM APRECIAÇÃO 2,3%?DESDE JANEIRO

KWANZA COM APRECIAÇÃO 2,3%?DESDE JANEIRO

  06 Sep 2021

KWANZA COM APRECIAÇÃO 2,3%?DESDE JANEIRO

Durante a maior parte do ano até agora, os preços elevados do petróleo ajudaram o kwanza a recuperar algumas das fortes perdas sofridas durante os últimos três anos, com a moeda a valorizar-se 2,3 por cebto, para 634,6 kwanzas por dólar entre 31 de Dezembro de 2020 e 30 de Agosto” deste ano, lê-se numa análise da NKC African Economics à evolução da moeda nacional.

"Apesar da queda da moeda em 2020 e da melhoria da aversão ao risco terem aliviado os riscos a curto prazo, o kwanza provavelmente vai continuar pressionado devido à forte dependência do país face ao sector petrolífero, que está a enfrentar um declínio na produção devido a problemas operacionais e à falta de investimento”, apontam os analistas.

Na análise ao kwanza, a filial africana da consultora britânica Oxford Economics alerta que "os especuladores empurraram os preços do petróleo demasiado depressa e demasiado alto” e prevê que o petróleo "deve atingir o pico do preço no terceiro trimestre e depois regressar para a casa dos 70 dólares no final do ano”, regredindo da subida de 41 por cento no preço entre Janeiro e Agosto deste ano.

Em consequência divido, acrescentam, "a taxa de câmbio do kwanza deverá anular alguns dos ganhos recentes e chegar ao final do ano a valer 648,8 kwanzas por dólar, o que compara com a média de 578,3 no ano passado”. Em 2020, o kwanza perdeu 26 por cento do seu valor face ao dólar no seguimento da crise económica induzida pela pandemia da Covid-19, que levou ao cancelamento de boa parte da actividade económica como forma de combater a propagação do vírus.

"Isto acelerou um enfraquecimento significativo do kwanza, que se seguiu ao levantamento de várias restrições cambiais, em Outubro de 2019”, o que levou, concluem os analistas, a um aumento da diferença entre a taxa de câmbio oficial e a taxa do mercado paralelo, que é actualmente de cerca de 11 por cento.

تشاندينهو