Fin Adviser

Todas Notícias > PRODUÇÃO DE CEREAIS EM ANGOLA CONTA COM REFORÇO DE 60 MIL MILHÕES DE KWANZAS

PRODUÇÃO DE CEREAIS EM ANGOLA CONTA COM REFORÇO DE 60 MIL MILHÕES DE KWANZAS

  12 Aug 2025

PRODUÇÃO DE CEREAIS EM ANGOLA CONTA COM REFORÇO DE 60 MIL MILHÕES DE KWANZAS

O Banco Keve vai desembolsar 60 mil milhões de kwanzas para financiar a produção de cereais em todo o país, no quadro da presente campanha agrícola 2025/26, inserido no Projecto Agro da instituição bancária.

O acto de lançamento do projecto aconteceu nesta segunda-feira, no município do Wako-Kungo, província do Cuanza Sul, que, numa primeira fase, vai contemplar 41 fazendas de todo o país.

O director do Projecto Keve Agro, Hélio Silva, fez saber que o financiamento vai permitir aos agricultores do país adquirirem insumos e equipamentos agrícolas, com prazo de reembolso que ronda entre seis meses e dez anos, em função do tipo de financiamento.

O responsável adiantou que o financiamento tem como objectivo garantir a auto-suficiência alimentar e contribuir para a diversificação da economia, visando reduzir a importação de alimentos e aumentar as exportações e, acima de tudo, gerar renda familiar. Em relação aos principais produtos seleccionados, Hélio Silva destacou o milho, soja, girassol e feijão.

O projecto Keve Agro, para a segunda fase da campanha agrícola, prevê atingir mais de 250 mil toneladas, contra as 200 mil registadas na primeira época do ano passado.

Na primeira fase da campanha agrícola, o projecto Keve Agro disponibilizou cerca de 35 mil milhões de kwanzas para os agricultores das províncias da Huíla, Cuanza-Sul, Malanje e Zaire.

O técnico da fazenda Sete Quintas Armando Carlos saudou a iniciativa do Executivo em garantir apoios financeiros aos agricultores, através do Banco Keve, o que vai potenciar o sector Agrícola, com realce para os grandes produtores. “Estamos satisfeitos com a implementação do Projecto Keve Agro, que está a permitir o aumento da força de trabalho, aquisição de insumos, área de cultivo e equipamentos”, disse.

تشاندينهو