O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, na Cidade Alta, o ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros daquela confederação árabe, Sheik Shakhbout bin Nahyan Al Nahyan, com quem abordou, essencialmente, assuntos relacionados com a cooperação bilateral.
Em declarações à imprensa, no termo da audiência, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que o encontro cingiu-se, de uma maneira geral, a vários domínios da cooperação económica, com destaque para os Transportes, Agricultura e Indústria.
Recorde-se que, a nível dos transportes, os dois países já desenvolvem, entre outras, actividades a nível da aviação, através de voos que ligam as cidades de Luanda e Dubai. Sobre esta matéria, Téte António informou que a ideia, agora, passa por aumentar as frequências.
A transportação de energia foi o ponto analisado no domínio da energia. O ministro das Relações Exteriores disse que, não obstante o país dispor de barragens, ainda assim é insuficiente, tendo sublinhado que a parte mais difícil e onerosa, neste processo, em termos de investimento, é a transportação do produto.
No domínio rodoviário, foi abordada, durante o encontro, a necessidade da materialização da integração de Angola nas regiões em que está inserida, nomeadamente na África Austral e Central.