Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA NA ABORDAGEM DO FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL

ANGOLA NA ABORDAGEM DO FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL

  01 Sep 2025

ANGOLA NA ABORDAGEM DO FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL

Os presidentes dos tribunais constitucionais e supremos dos países membros do G-20, com Angola na qualidade de país convidado, reúnem-se, a partir de amanhã até sexta-feira, em Joanesburgo, África do Sul, para abordar o fortalecimento da cooperação jurídica internacional e promover o intercâmbio de ideias sobre os desafios comuns da actualidade.

A presença da presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Prazeres, reforça o compromisso de Angola com o diálogo internacional e a aposta na construção de soluções jurídico-constitucionais inovadoras e colaborativas.

Subordinado ao lema “Justiça em tempos de mudança : Independência, Inovação e Cooperação”, a Cimeira tem ainda como objectivo incentivar projectos conjuntos entre os tribunais constitucionais, supremos e membros da organização.

Participam no evento líderes judiciais do G-20, com destaque para países como a Alemanha, Brasil, França, Itália, índia, Estados Unidos, Reino Unido e algumas organizações como a União Africana (UA) e a União Europeia (UE).

O objectivo da Cimeira é promover a troca de ideias e iniciativas relevantes sobre temas jurídicos contemporâneos, estabelecendo um fórum global vital para jurisdições constitucionais. Também busca fomentar projectos de cooperação multilateral e bilateral.

Nos quatro dias do encon- tro, serão debatidos temas como “O avanço da Independência e Responsabilidade Judicial: Preservação do Estado de Direito e Reforço da Segurança Judicial num Cenário Global em Evolução”, “Equilibrando a Inovação em Inteligência Artificial com as Liberdades Fundamentais nos Sistemas Judiciais” e “Justiça Climática por meio da Colaboração Judicial”, “Combate ao Cibercrime: com foco no Reforço da Cooperação Judicial Transfronteiriça”.

Os temas serão debatidos em formato de mesa-redonda, promovendo diálogo inclusivo entre os participantes. Cada sessão começará com uma apresentação temática por países seleccionados, seguida de discussões colaborativas para explorar o tema, compartilhar experiências e identificar acções concretas.

تشاندينهو