Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA APRESENTA 16 PROJECTOS NA III CIMEIRA DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA

ANGOLA APRESENTA 16 PROJECTOS NA III CIMEIRA DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA

  09 Oct 2025

ANGOLA APRESENTA 16 PROJECTOS NA III CIMEIRA DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA

Angola vai apresentar 16 projectos estruturantes durante a III Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África, com o objectivo de atrair novos financiamentos internacionais e reforçar o alinhamento com os grandes planos de desenvolvimento nacional, anunciou o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.

Durante a apresentação do programa do evento, o governante e coordenador do grupo técnico da Comissão Multissectorial explicou que a cimeira deverá reunir mais de dois mil participantes, entre líderes africanos, governantes, investidores e parceiros internacionais, para debater e decidir estratégias conjuntas que visem impulsionar o progresso das infra-estruturas em África.

De acordo com Carlos Alberto, para além dos 49 países africanos, estão confirmadas as presenças de Portugal, Brasil e membros dos BRICS, reforçando a cooperação internacional e a partilha de experiências em matéria de desenvolvimento sustentável.

“As necessidades do continente africano em termos de infra-estruturas estão avaliadas em mais de 100 mil milhões de dólares, e esta cimeira constitui uma oportunidade estratégica para mobilizar esses recursos e acelerar o crescimento económico”, destacou o ministro.

A III Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África decorrerá de 28 a 31 de Outubro, nas tendas da Marginal de Luanda, e contará com diversas sessões temáticas orientadas por especialistas nacionais e estrangeiros. Para acolher os participantes, foram mobilizados 22 hotéis da capital.

Os órgãos de comunicação social públicos, privados e internacionais interessados em realizar a cobertura do evento devem efectuar o registo prévio no site do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), através do endereço www.ciam.gov.ao.

تشاندينهو