CHEFE DE ESTADO TEM ENCONTRO COM CONSELHEIRO DE SEGURANÇA
Os Estados Unidos reconhecem os esforços de Angola na consolidação da paz e segurança na Região dos Grandes Lagos. João Lourenço assume a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
Ainda hoje, o Chefe de Estado recebe, em audiência, o presidente da organização African Parks, Peter Fearnhead e o presidente da Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente (ICCF), John Gantt.
Tem também um encontro com o senador Chris Coons (Democrata- Delaware).
A agenda do Presidente João Lourenço inclui ainda hoje visita ao Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e saudação da família Tucker, de Hampton, Virgínia, descendentes dos primeiros escravos provenientes de Angola.
Homenagem da ICCF
O Presidente João Lourenço é homenageado, hoje, em Washington, capital dos Estados Unidos, pela Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente (ICCF), durante a gala anual.
João Lourenço, que está na capital americana desde sábado, discursa na gala, que junta diversos grupos, tanto liberais como conservadores, democratas e republicanos, empresas, ONG, celebridades americanas e voluntários que trabalham a favor da conservação do ambiente.
Está prevista a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a organização African Parks e o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente.
A secretária de Estado para o Ambiente, Paula Francisco Coelho, disse que a ICCF é uma organização que lida com Governos e ONG para influenciar a legislação, sobretudo relacionada com a do Ambiente.
Explicou que a organização fez parte da expedição realizada em Angola, em 2018, para expor as áreas de conservação. "Dentro desta plataforma e das negociações houve um acordo com a African Parks para o Parque Nacional do Iona", acrescentou.
O reconhecimento da ICCF às acções do Governo do Presidente João Lourenço surge depois de congressistas norte-americanos terem visitado Angola, em Agosto deste ano. O grupo de sete congressistas, chefiado por Karen Bass, líder da Subcomissão para África, Saúde Global e Direitos Humanos, foi recebido em audiência, a 21 de Agosto, pelo Presidente da República.
No continente africano, além de Angola, a Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente desenvolve acções a favor da conservação do ambiente no Quénia, Uganda, Moçambique, Malawi, Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Tanzânia e Botswana.
Encontros no Congresso
Para amanhã, João Lourenço tem encontros na sede do Congresso dos Estados Unidos. O Chefe de Estado reúne com a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, com o líder do Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, o democrata Gregory Meeks.
Ainda no Congresso americano, o Chefe de Estado reúne com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o democrata Robert Menendez.