Fin Adviser

Todas Notícias > NOVOS MODELOS DE GOVERNAÇÃO ENVOLVEM CONTRIBUIÇÃO DOS CIDADÃOS

NOVOS MODELOS DE GOVERNAÇÃO ENVOLVEM CONTRIBUIÇÃO DOS CIDADÃOS

  09 Dec 2025

NOVOS MODELOS DE GOVERNAÇÃO ENVOLVEM CONTRIBUIÇÃO DOS CIDADÃOS

A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da província do Bié, Alcida de Jesus Sandumbo, pediu segunda-feira, no Cuito, maior participação dos cidadãos na melhoria da governação local, visando assegurar o bem-estar das comunidades.

Alcida de Jesus Sandumbo falava na abertura do seminário de reflexão sobre a identificação de outras formas de governação local, promovido pelo Ministério da Administração do Território (MAT).

A responsável solicitou o empenho dos cidadãos, sobretudo na elaboração de políticas públicas, para a resolução dos problemas que afligem as famílias.

Com isso, avançou, será mais fácil impulsionar o progresso da região, com realce para a promoção e desenvolvimento sustentável no interior da província.

Quanto ao encontro, indicou que o mesmo demonstra um modelo mais aberto e inclusivo que o Executivo angolano leva a cabo no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional, de modo a melhorar cada vez mais a resolução dos problemas socioeconómicos.

Isabel Coimbra, do MAT, assegurou que a realização deste evento visa, dentre outros objectivos, encontrar novos modelos de participação dos cidadãos na governação local do Estado.

Para o êxito desta actividade, o MAT conta com o apoio da Universidade Óscar Ribas e outros actores sociais, com vista a possibilitar alcançar os resultados preconizados pelo Executivo.

Isabel Coimbra confirmou, por este motivo, que após a discussão com a sociedade civil sobre as outras formas de participação dos cidadãos na governação local, os técnicos do MAT e parceiros vão realizar estudos e inquéritos junto das comunidades, com vista a permitir aferir o modelo adequado.

Durante o encontro, os participantes, idos dos 19 municípios da província, vão debater temas como governação colaborativa e iniciativas locais, o papel das ONG na promoção da cidadania participativa, inclusão de géneros, juventude e grupos vulneráveis, bem como outras formas de participação (experiência internacional).

Benefícios da participação do cidadão na governação local

O decano da Faculdade de Direito da Universidade Óscar Ribas, David Capelenguela, apontou ser eficaz e benéfico as formas de participação dos cidadãos na governação local, como a cidadania activa, participação comunitária e emponderamento cívico para desenvolvimento das localidades.

Com uma experiência de mais de 25 anos em governação local, David Capelenguela sublinhou que as referidas formas de participação dos cidadãos na administração pública, a par das Autarquias e Poder Tradicional, permitem que se eleve de maneira positiva o bem-estar das famílias.

Por este motivo, defendeu a necessidade de se reforçar o apelo ao cidadão, de modo que possa ser estimulado a participar activamente nas decisões dos projectos a executar, especialmente na resolução dos principais problemas que afectam as comunidades.

تشاندينهو