Todas Notícias >
CERCA DE 70% DA RECEITA NÃO PETROLÍFERA ARRECADADA PELA INTERNET
30 Sep 2021
CERCA DE 70% DA RECEITA NÃO PETROLÍFERA ARRECADADA PELA INTERNET
Aia-Eza da Silva indicou que a AGT centralizou a gestão e arrecadação, bem como digitalizou a cobrança dos impostos sobre o Valor Acrescentado (IVA), Especial de Consumo (IEC) e sobre Veículos Motorizados (IVM), que também são os de maior volume de interacção com os contribuintes.
Uma arrecadação dessa magnitude operada em canais electrónicos é significativa para a digitalização da economia, bem como observa metas programáticas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, no domínio do Programa de Reforma da Administração Pública.
Essas metas estabelecem a promoção do "Governo Inteligente” (Smart Government) como forma privilegiada da prestação de serviços ao público e entre os órgão da Administração Pública, com a maximização da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
De acordo com a secretária de Estado, o desafio da cibersegurança é, entretanto, um dos entraves para que os sistemas de suporte à gestão das Finanças Públicas operem entre si nos domínios da execução da receita e da despesa, do registo do património e da dívida.
"Essa é uma das frentes em que precisamos de avançar rapidamente e em segurança: a interoperabilidade dos sistemas de suporte à gestão das Finanças Públicas”, concluiu. A secretária de Estado proferiu estas declarações na abertura da conferência sobre a Era das TICs nas Finanças Públicas, em alusão ao 7º aniversario do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP), um encontro que encerrou, ontem, em Luanda.