14 Oct 2021
ABERTURA DO NOVO ANO ACADÉMICO MARCADA COM INAUGURAÇÃO DA UNIVERSIDE INTERNACIONAL CUANZA
A nova instituição de ensino superior tem, para este ano, cinco mil vagas para cursos de graduação e pós-graduação. Do programa de abertura do ano académico, que será aberto pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, consta ainda a intervenção do embaixador do Reino de Espanha em Angola.
Segundo o presidente da Universidade Internacional do Cuanza, Victorino Baião, a instituição conta com professores nacionais e estrangeiros (de Espanha, Cuba, México, Argentina, Moçambique e Camarões).
Em entrevista ao Jornal de Angola, Victorino Baião disse que com a abertura do ano lectivo, a instituição concede emprego directo a 100 pessoas além dos 500 que estão a trabalhar na edificação dos restantes edifícios, desde o ano passado.
Informou que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MITTICS) e a Universidade Internacional do Cuanza assinaram, em Outubro de 2020, um acordo para a implementação do "Observatório de Tecnologia 5G (nova geração de tecnologia). "Este acordo vai permitir que estudantes e operadoras possam consolidar e criar condições para o processo de transformação digital, bem como melhorar o investimento nas telecomunicações”, assegurou.
O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implementar em todo o mundo a partir de finais de 2018.
Estúdio de Rádio e TV
Aprovada pelo Executivo, em 2020, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) é uma instituição privada que oferece formação integral, com especial preponderância para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
A instituição pretende, logo após a inauguração, colocar em funcionamento uma estação de rádio, numa primeira fase, através da Internet.
Segundo Victorino Baião, além da estação de rádio, a UNIC vai criar um estúdio de televisão para permitir a realização de aulas práticas nos cursos de Comunicação Social. A universidade, numa primeira fase, vai ministrar um curso intensivo para todos que vão trabalhar na estação de rádio, especificamente os estudantes do curso de Comunicação Social.
-
Fonte:
-
Jornal de Angola | 14 Oct 2021