19 Nov 2021
SODIAM PREVÊ ARRECADAR MAIS DE USD 20 MILHÕES EM LEILÃO DE DIAMANTES BRUTOS
SODIAM PREVÊ ARRECADAR MAIS DE USD 20 MILHÕES EM LEILÃO DE DIAMANTES BRUTOS
A licitação incide sobre seis pedras especiais da Sociedade Mineira do Lulo, especificamente duas cor de rosa, e vários cesto de pedras da Sociedade Mineira do Catoca, com as propostas a serem avaliadas até ao dia 29.
Segundo uma nota da SO-DIAM, as sessões acontecem exclusivamente online, pelo que as empresas interessadas podem se registar através do link www.sodiamsales.com.
No último leilão (o terceiro), em Junho, a empresa embolsou cerca de 56 milhões e 645 mil dólares, resultante das licitações de diamantes especiais das minas de Uari, Lulo, Catoca e Luele.
O primeiro leilão de diamantes ocorreu em Fevereiro de 2019, à luz da nova política de comercialização de diamantes, enquanto o segundo realizou-se em Dezembro do mesmo ano.
Devido à Covid-19, não foi possível a realização de leilões em 2020, sendo que para o presente acto de arrematação foram tomadas todas as medidas de precaução e biossegurança exigidas pelas autoridades competentes para o controlo e combate à referida pandemia.
No formato actual de leilão, para a cerimónia de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas propostas de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica criada para o efeito, gerando maior transparência no processo e permitir obter mais valor comercial para as pedras disponíveis.
Apesar das restrições impostas pela Covid-19, o terceiro leilão de diamantes confirmou-se como o maior até ao momento, em termos de participação e valor arrecadado. Fundada em 1999, a SODIAM E.P é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção dos diamantes de Angola.
As produções vendidas até à presente data resultam de doze produções, entre kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.
No ano passado, essa companhia vendeu mais de 7,7 milhões de quilates em bruto, por um valor total de mil e 13 milhões de dólares, correspondendo a um preço médio de USD/Ct 130,90, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.
-
Fonte:
-
Jornal de Angola| 15 Novembro 2021 | 19 Nov 2021