Fin Adviser

Todas Notícias > JOÃO LOURENÇO: CONTRIBUTO PARA A EDIFICAÇÃO DO CONTINENTE EM DEBATE

JOÃO LOURENÇO: CONTRIBUTO PARA A EDIFICAÇÃO DO CONTINENTE EM DEBATE

  20 May 2024

JOÃO LOURENÇO: CONTRIBUTO PARA A EDIFICAÇÃO DO CONTINENTE EM DEBATE

O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, referiu nesta segunda-feira no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), que a distinção e reconhecimento ao Presidente João Lourenço, atribuídos pela União Africana, visam encorajar a consolidação da paz e da coesão social aos níveis nacional e continental.

Ao discursar na abertura da 9ª sessão do programa Comunicar por Angola, promovido pelo MITTICS, sobre o tema “João Lourenço, o Campeão da União Africana para Paz e Reconciliação em África: Contributo para a Edificação de um Continente Integrado, Estável e Próspero”, enfatizou que é necessário e oportuno abordar este tema para melhor compreensão do significado da designação de Campeão para a Paz e Reconciliação em África, atribuída ao estadista angolano na Cimeira Extraordinária sobre o Turismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África.

Mário Oliveira disse que o chefe de estado tem a responsabilidade de liderar a mobilização de apoio político e a cooperação dos estados membros, assim como galvanizar apoio internacional para que seja dada maior prioridade à prevenção, gestão e resolução de conflitos em África.

Em termos de resolução de conflitos e reconciliação nacional, disse que Angola é um país admirado e respeitado no contexto das nações devido ao êxito do seu processo de paz e de reconstrução nacional, que criou um ambiente de inclusão e de participação democrática dos seus cidadãos.

O dirigente frisou que a comunicação social desempenha um papel activo no processo de divulgação e educação da sociedade em relação às responsabilidades do Campeão, tornando-se urgente a capacitação da classe jornalística nacional.

Para o Embaixador de Angola na Etiópia e representante junto da União Africana, Miguel César Domingos Bembe, que apresentou o debate, explicou que as mudanças inconstitucionais que vêm surgindo em várias partes do continente são ameaças à paz, em que muitas forças anticonstitucionais têm apoio estrangeiro e a africanização do mercenarismo passa a ser uma ameaça à segurança da África.

Em função da sua história, disse que Angola é um pilar incontornável na resolução de questões do continente africano e tem vindo a contribuir para o processo de desenvolvimento pela diplomacia e economia, bom ambiente de negócios para captação de investimentos.

Questionado sobre a fuga de quadros para o exterior, o prelector respondeu não se tratar de uma realidade, mas sim de uma escolha pessoal em busca de melhores condições de vida.

“Realçou que Angola é, pela quarta vez, membro do Conselho de Paz e de Segurança e cresce em respeito ao prestígio e consideração em África.

” Comunicar por Angola é um projecto do executivo com a chancela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no qual várias instituições do governo são convidadas a apresentar seus programas de desenvolvimento e objetivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).

تشاندينهو