Fin Adviser

Todas Notícias > NAVIO COM MAIS DE 700 TURISTAS ATRACA EM LUANDA

NAVIO COM MAIS DE 700 TURISTAS ATRACA EM LUANDA

  03 Jun 2024

NAVIO COM MAIS DE 700 TURISTAS ATRACA EM LUANDA

Um navio de cruzeiro denominado “Serenade of the Seas” atraca nesta segunda-feira em Luanda com mais de 1.500 passageiros a bordo, entre os quais 819 tripulantes e 767 turistas de diversas nacionalidades.

De acordo com fonte do Ministério do Turismo, o navio, operado pela companhia norte-americana Royal Caribbean, tem chegada prevista a Luanda por volta das 7 horas, deixando a capital angolana às 18 horas do mesmo dia.

O "Serenade of the Seas” é o sexto navio de cruzeiro a atracar este ano em Angola. Os dois últimos foram o "Norwegian Dawn”, em Março, e o "Crystal Serenity”, no mês passado. Proveniente da Cidade do Cabo, África do Sul, o "Norwegian Dawn” trouxe a bordo 1.200 turistas de diferentes nacionalidades, tendo seguido depois para Abidjan, na Côte d’Ivoire.

O "Crystal Serenity” transportou 721 passageiros, entre os quais 240 turistas canadianos, brasileiros, portugueses e britânicos, que escolheram Luanda e Namibe como principais destinos turísticos.

Proveniente de Walvis Bay, Namíbia, o navio de cruzeiro passou pelo Namibe, antes de escalar o Porto de Luanda. No primeiro destino, os turistas visitaram a Serra da Leba e o deserto do Namibe, onde contemplaram a Welwitshchia Mirabilis, uma planta rara apenas encontrada nesta região do mundo.

Em Luanda, visitaram os principais pontos turísticos, como o Memorial Dr. António Agostinho Neto, Miradouro da Lua, Museu da Escravatura, Mercado de artesanato do Benfica, Barra do Kwanza e Fortaleza de São Miguel, tendo ficado impressionados com a cidade. "São muitos encantos”, disse, na ocasião, o brasileiro Gabriel Montebusi.

O país recebe, em média, 12 mil turistas por mês, na sua maioria provenientes do continente europeu, revelou o secretário de Estado do Turismo.

Hélder Marcelino, que falava em conferência de imprensa de lançamento da 7.ª edição da Bolsa Internacional do Turismo (BITUR), que decorreu de 2 a 4 de Maio, na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, disse que, no ano passado, o país recebeu cerca de 129 mil turistas provenientes de Portugal, Índia, Itália, França, Canadá, Estados Unidos da América (EUA) e Reino de Espanha.

Hélder Marcelino admitiu que o número de visitantes ainda é "bastante reduzido”, se se tiver em atenção as enormes potencialidades turísticas por explorar, visitar e apreciar pelo país.

Para inverter o actual quadro, disse, o sector está a desenvolver acções para a divulgação dos locais de atracção turística, hotéis, serviços turísticos e as formas de obtenção de vistos.

No ano passado, o Governo angolano decidiu simplificar e agilizar o processo de obtenção de vistos de turismo a cidadãos de 98 países.

De acordo com o Decreto Presidencial n.º 189/23, os cidadãos de países beneficiários poderão usufruir da isenção de vistos de turismo, podendo permanecer até 30 dias por entrada e até 90 dias por ano.

تشاندينهو