A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, participou nesta quarta-feira, em Palais des Nations, na cidade de Genebra, no fórum inaugural da Coligação Global pela Justiça Social que, entre os vários objectivos, visa promover a temática.
Segundo uma nota, a Coligação tem o propósito de melhorar a colaboração mundial na abordagem das lacunas de justiça social e no avanço da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda do Trabalho Decente.
A sessão, de acordo com a nota, destacou três acções específicas decididas pelos parceiros para promover a justiça social, nomeadamente, reforçar a resiliência das sociedades, melhorar a coerência entre as políticas económicas e sociais e promover o diálogo social para a prosperidade partilhada.
Coligação Global pela justiça Social atraiu cem parceiros, entre governos, organizações de empregadores e de trabalhadores, organizações internacionais, instituições académicas, e ONGs unem-se à Coalizão para aumentar a cooperação multilateral e acelerar o progresso no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda do Trabalho Decente.
O documento refere que, através da partilha de conhecimentos e da advocacia, a iniciativa da OIT procura reduzir as desigualdades globais, a pobreza e atender às necessidades essenciais, por meio da promoção de normas internacionais do trabalho e do diálogo social.
Até à presente data, de acordo com a nota, 19 governos, 14 organizações de empregadores e 30 organizações de trabalhadores, 11 organizações internacionais e instituições financeiras, 10 entidades regionais, 12 organizações não-governamentais internacionais, três empresas e uma instituição académica aderiram à Coalizão, estabelecida pelo Conselho de Administração da OIT. em Novembro de 2023.
A Coligação também obteve o apoio de numerosos chefes de Estado, funcionários de governos e líderes globais, incluindo o secretário-geral da ONU, na Reunião de Cúpula do Mundo do Trabalho, Justiça social oara todos.