Fin Adviser

Todas Notícias > JOÃO LOURENÇO INFORMADO SOBRE SITUAÇÃO POLITICA NA REPÚBLICA DO TCHAD

JOÃO LOURENÇO INFORMADO SOBRE SITUAÇÃO POLITICA NA REPÚBLICA DO TCHAD

  18 Jun 2024

JOÃO LOURENÇO INFORMADO SOBRE SITUAÇÃO POLITICA NA REPÚBLICA DO TCHAD

O Presidente João Lourenço foi, nesta segunda-feira, informado sobre o actual quadro do processo de transição na República do Tchad, cujas eleições presidenciais, realizadas em Maio último, ditaram a vitória de Mahamat Idriss Déby Itno, que liderou o conselho transaccional naquele país depois da morte de Idriss Déby (seu pai) em 2021.

O portador da mensagem foi o ministro da Integração Regional da República Democrática do Congo (RDC), Didier Mazenga Mukanzu, que o fez na qualidade de enviado especial do Presidente Félix Tchissekedi, medianeiro do processo de transição no Tchade.

"Como se sabe, o Tchad esteve num processo de transição que culminou com as eleições, no mês de Maio deste ano, razão pela qual Sua Excelência o Presidente Félix Tshisekedi enviou-me a Luanda para informar ao seu homólogo sobre como ocorreu o processo de transição naquele país”, declarou Didier Mazenga Mukanzu aos jornalistas, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente João Lourenço, no Palácio Presidencial.

Com a realização das eleições presidenciais, o enviado especial de Félix Tshisekedi disse faltarem, agora, as eleições legislativas e locais, para o encerramento "exitoso” da referida transição. "Esperemos que tenha, de facto, um desfecho exitoso, porque, depois de se realizarem as eleições legislativas e locais, a missão de acompanhamento chegará ao fim”, aclarou.

Didier Mazenga Mukanzu ressaltou que, não obstante a tarefa de acompanhar o processo de transição no Tchade ter recaído sobre o Presidente Félix Tshisekedi, o mesmo exige, ainda assim, a participação de outros Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), cuja presidência da Comissão é liderada pelo embaixador angolano Gilberto Veríssimo.

O ministro da Integração Regional da RDC considerou as eleições presidenciais realizadas no Tchade exemplares, por serem as primeiras, em África, em que o Presidente em exercício e o Primeiro-Ministro, em funções, concorrem e o processo termina sem problema. "Se quisermos falar de uma transição exitosa, temos que falar da transição do Tchad. É a primeira vez, em África, que isso aconteceu. Isso é surpreendente, razão pela temos que felicitar o Presidente Mahamat Idriss Déby Itno, pela organização e a forma tão tranquila como as eleições tiveram lugar”, acentuou o enviado especial de Tshisekedi a Luanda, para quem essas felicitações são extensivas ao povo tchadiano e ao medianeiro do processo de transição, pela forma como acompanhou o processo.

Estiveram, igualmente, presentes na audiência que o Presidente João Lourenço concedeu a Didier Mazenga Mukanzu o ministro das Infra-Estruturas do Tchad, na qualidade de enviado especial do Presidente Mahamat Idriss Déby Itno, o presidente da Comissão de Gestão das Eleições do Tchad, o embaixador Gilberto Veríssimo, como enviado especial do Presidente Tshisekedi e como presidente da Comissão da CEEAC, assim como o embaixador da República Democrática do Congo em Angola.

تشاندينهو