Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA DEFENDE A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DO PRÉMIO DE JORNALISMO

ANGOLA DEFENDE A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DO PRÉMIO DE JORNALISMO

  09 Jul 2024

ANGOLA DEFENDE A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DO PRÉMIO DE JORNALISMO

O coordenador nacional de Angola de Média da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) defendeu, neste domingo, em Luanda, a necessidade dos profissionais de Comunicação Social, dos 16 países-membros da colectividade estarem representados nas edições anuais do Prémio SADC de Jornalismo.

João Demba incentivou, ainda, por ocasião do encerramento da 29.ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação (RAC) do Prémio SADC de Jornalismo, realizado este ano em Luanda, em formato virtual, uma maior participação dos jornalistas dos Estados-membros.

Uma informação verídica, continuou, e veiculada com qualidade, influencia na mudança de comportamento das pessoas, por isso os jornalistas devem continuar a trabalhar com profissionalismo e o rigor que se impõem.

Votação

Durante a 29.ª Reunião do RAC, explicou, foi feita a votação dos trabalhos concorrentes ao Prémio SADC de Jornalismo 2024, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo. No acto, os representantes de Angola exortaram, igualmente, os coordenadores da Comunicação Social da SADC a continuarem a promover o galardão.

O encontro, avançou, contou com a participação de coordenadores nacionais da Comunicação Social dos Estados-membros, membros dos comités nacionais de adjudicação do Prémio SADC de Jornalismo 2024 e do Secretariado Executivo da organização regional.

A delegação angolana, representada pelo coordenador nacional de Média da SADC, João Demba, contou ainda com a presença do presidente do Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola), Anastácio de Brito, e teve como jurados Fernando Tati (categoria de Imprensa), Arlindo Macedo (Rádio), Mariana Ribeiro (Televisão) e Quintiliano dos Santos (Fotojornalismo).

Candidaturas

Lançado a 10 de Maio deste ano, o Prémio SADC de Jornalismo 2024 está aberto a todos os jornalistas angolanos que estejam no interior ou exterior do país, cujos trabalhos tenham sido publicados na média angolana, entre 10 de Agosto de 2023 e 10 de Agosto de 2024.

As candidaturas devem ser apresentadas à Comissão de Adjudicação até ao dia 10 de Agosto de 2024, no formato digital ou físico, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição, onde deve figurar as instruções de adesão.

O anúncio dos vencedores será feito durante a 44.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, a ser realizada no próximo dia 17 de Agosto deste ano.

تشاندينهو