Fin Adviser

Todas Notícias > SEGUNDA FASE DO PROJECTO DAS INFRA-ESTRUTURAS INTEGRADA ARRANCAM EM 2025

SEGUNDA FASE DO PROJECTO DAS INFRA-ESTRUTURAS INTEGRADA ARRANCAM EM 2025

  26 Jul 2024

SEGUNDA FASE DO PROJECTO DAS INFRA-ESTRUTURAS INTEGRADA ARRANCAM EM 2025

A segunda fase do projecto das infra-estruturas integradas do Soyo arranca em 2025, anunciou, na província do Zaire, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.

Em declarações à imprensa, na cidade do Soyo, onde cumpriu uma jornada de trabalho, o ministro assegurou que o pacote financeiro para as empreitadas está inserido no OGE do próximo ano, estando, neste momento, a decorrer trabalhos técnicos no terreno.

Para a primeira fase, explicou o titular da pasta das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, constam obras de melhoria do sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, iluminação pública, pavimentação das ruas e outras intervenções pontuais.

Carlos Alberto dos Santos anunciou que a localização de um espaço ideal para a construção da Centralidade do Soyo e a edificação de um projecto idêntico em Mbanza Kongo constituem as infra-estruturas prioritárias orientadas pelo Titular do Poder Executivo para serem realizadas na província do Zaire.

A sua presença e de alguns técnicos do pelouro na província do Zaire, esclareceu o ministro, teve a ver, também, com a problemática da autoconstrução dirigida na circunscrição, que se vai efectivar com a distribuição de lotes de terrenos à população.

Sobre as ravinas na província do Zaire, o ministro mostrou-se satisfeito com o programa de estabilização e contenção, que foi consolidado e fenómeno deixa agora de representar perigo iminente para as pessoas e para as infra-estruturas económicas e sociais.

O ministro Carlos Alberto dos Santos mostrou-se, entretanto, preocupado com o estado das estradas que ligam Mbanza Kongo/Kuimba, Kuimba/Serra da Nkanda, cujas obras vão começar no próximo ano, por estar a aguardar pela actualização do projecto, de modo a ser inserida na proposta do OGE para o próximo ano.

"Em 2025, a prioridade em termos de estradas passa pela construção em terra batida do troço Kuimba/Serra da Nkanda, que vai permitir, com maior mobilidade, o escoamento dos produtos agrícolas, dando, assim, um impulso ao desenvolvimento da produção nacional”, disse.

Assegurou, também, a construção de vias secundárias na comuna de Kindege, que vai alavancar a produção agrícola local, sendo que as pessoas que praticam a agricultura familiar vão encontrar motivação para produzirem mais, por saberem que os seus produtos vão chegar ao mercado sem grandes transtornos.

O lançamento da empreitada de reabilitação do troço do Bairro de Pângala até ao nó do Aeroporto Comandante Ndozi, numa extensão de 12 quilómetros, vai representar um grande ganho para a população do Soyo.

Durante a jornada de campo, na província do Zaire, o ministro Carlos Alberto dos Santos, além dos técnicos do seu pelouro, fez-se acompanhar do governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.

تشاندينهو