Fin Adviser

Todas Notícias > GOVERNO ALOCA 428 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA MITIGAR DÍVIDA PÚBLICA

GOVERNO ALOCA 428 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA MITIGAR DÍVIDA PÚBLICA

  08 Aug 2024

GOVERNO ALOCA 428 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA MITIGAR DÍVIDA PÚBLICA

O Governo alocou mais de 428 mil milhões de kwanzas para honrar os compromissos da dívida pública em atraso, no âmbito de um procedimento que visa regularizar a sustentabilidade da dívida. A certificação desse processo é realizada pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).

A informação foi disseminada pelo Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Otoniel Lobo dos Santos, durante a 26ª sessão do programa "Comunicar por Angola", realizada na quinta-feira no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sob o tema “Programa de Reforma e Sustentabilidade das Finanças Públicas”.

De acordo com Otoniel Lobo dos Santos, a iniciativa está inserida nas recomendações do processo de reformas das finanças públicas, com o objectivo de fortalecer o controlo de despesas, alcançar um orçamento adequado e melhorar a eficácia do sistema financeiro.

O Secretário de Estado enfatizou que essas acções visam melhorar os indicadores financeiros, com resultados positivos, embora o país ainda enfrente um défice nas receitas petrolíferas.

O programa de reforma e sustentabilidade das finanças públicas, segundo o responsável, tem como metas assegurar a estabilidade financeira, executar a agenda de privatizações e promover parcerias público-privadas para o financiamento de infraestruturas e serviços públicos.

Ainda segundo a estratégia do Executivo, houve melhorias no sistema de gestão da dívida pública, com a extensão do período de carência de 3 para 5 anos, além da publicação dos bens adquiridos pelo Estado.

O "Comunicar por Angola" é uma iniciativa do Executivo, coordenada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que convida diversas instituições governamentais a apresentarem seus programas e objectivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027).

تشاندينهو