Duzentos e cinquenta crianças foram operadas no Hospital Azancot de Menezes numa campanha gratuita de cirurgias pediátricas em crianças de até cinco anos, que decorre desde o dia 5 deste mês e termina nesta quinta-feira.
A chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica da unidade sanitária, Esperança Quipungo, explicou que o objectivo é reduzir as mais de 300 crianças na lista de espera, desde Novembro do ano passado.
"Mesmo operando numa frequência semanal, a campanha de cirurgias está a primar pelas operações de baixa complexidade, de forma a diminuir o tempo de espera. Temos uma variedade muito grande de cirurgias pendentes, mas seleccionamos as mais simples, para fazer em pouco tempo e poder dar alívio mais rápido às crianças e familiares”, disse.
Esperança Quipungo informou que as patologias seleccionadas para a campanha são as hérnias, cirurgias de freio da língua (língua presa) e circuncisões. "Outras mais complicadas que estão a ser feitas são do fórum urológico, em especial a reconstrução do trato intestinal”, explicou.
Miomas
Na prática diária, avançou, o hospital opera 15 a 20 crianças com hérnias e cinco mulheres com miomas. Muitas crianças, salientou, apareceram para fazer uma cirurgia e acabaram por fazer duas.
Os médicos, explicou, dispuseram-se a trabalhar mais horas do que o normal, para poder ajudar as crianças. "O atendimento é gratuito e estamos a receber todas as crianças. Somos um hospital público e temos uma demanda muito alta. Por isso, estamos dispostos a ajudar o maior número de pessoas possível”, disse.