Fin Adviser

Todas Notícias > COMBOIO COM ENXOFRE DESCARRILA NO MOXICO

COMBOIO COM ENXOFRE DESCARRILA NO MOXICO

  16 Aug 2024

COMBOIO COM ENXOFRE DESCARRILA NO MOXICO

Um comboio com um carregamento de enxofre, que tinha como destino a República Democrática do Congo (RDC), descarrilou, nesta quinta-feira, na província do Moxico, sem provocar vítimas, interrompendo a circulação naquele trajecto.

Ao serviço do consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR), o comboio, proveniente do Porto do Lobito, província de Benguela, descarrilou na localidade de Cavimbi, a 127 quilómetros da cidade do Luena, província do Moxico.

Uma equipa técnica do consórcio Lobito Atlantic Railway deslocou-se ao local do acidente para constatar os danos causados devido ao descarrilamento, que levou o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) a suspender a venda de bilhetes previstos para ontem no trajecto Luena/Cuito.

Segundo uma fonte citada pela Angop, não é ainda conhecida a dimensão dos danos, designadamente quantos metros da linha ficaram danificados, o que condiciona a retoma do serviço naquele trajecto.

A concessionária do Corredor do Lobito iniciou, no mês passado, as operações de transporte de enxofre, a partir do Porto do Lobito até à RDC, para o apoio à actividade mineira na zona de Katanga.

O consórcio LAR, constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, obteve, em 2022, a concessão para a operação, gestão e manutenção do Corredor Ferroviário do Lobito, que percorre Angola até ao cinturão de cobre africano, e do terminal de minérios do Porto do Lobito, por um período de 30 anos.

O projecto de reabilitação deste corredor logístico é apoiado pelos Governos de Angola, RDC, Zâmbia e Parceria para o Investimento Global em Infra-estruturas (PGII) do Governo dos EUA e União Europeia.

تشاندينهو