Fin Adviser

Todas Notícias > FAZENDA VINEVALA PRETENDE DESBRAVAR 10 MIL HECTARES

FAZENDA VINEVALA PRETENDE DESBRAVAR 10 MIL HECTARES

  26 Aug 2024

FAZENDA VINEVALA PRETENDE DESBRAVAR 10 MIL HECTARES

A Fazenda Vinevala prevê encerrar o Ano Agrícola 2023-2024 com uma área cultivada de 10 mil hectares, dos quais 7.500 já foram desbravados e semeadas várias culturas.

O produtor Alfeu Vinevala, produtor da fazenda, disse que as acções que vão ser realizadas no último trimestre da campanha agrícola, até Outubro do corrente ano, poderão contribuir para se alcançarem resultados positivos nas culturas de milho, trigo, feijão, batata-rena, entre outros.

Com os bons resultados da campanha, segundo garantiu o produtor Alfeu Vinevala, a fazenda tem reservas de produtos suficientes para abastecer o mercado local

Quanto às reservas, Alfeu Vinevala informou que constam nos armazéns da fazenda mais de mil toneladas de milho, mais de três mil toneladas de trigo, mais de 200 toneladas de feijão, e de outros produtos fundamentais para a mesa da população.

"O nosso foco é manter o armazém abastecido com produtos do campo, uma forma de prevenção para qualquer eventualidade, sobretudo garantir o alimento à mesa das famílias locais e das zonas adjacentes da província do Bié”, sublinhou, depois de frisar que a meta da Fazenda Vinevala é ultrapassar o dobro da produção, e para que tal facto seja uma realidade, disse que estão a ser trabalhados novos campos de cultivo no município do Andulo.

Anunciou que a Fazenda Vinevala retomou a produção de batata-rena, tendo sido cultivados 50 hectares com uma previsão de colheita de 1.500 toneladas, cuja safra terá início em Novembro.

"A quantidade de produção vai permitir abastecer em grande escala o país até Dezembro do corrente ano”, garantiu Alfeu Vinevala, que reconheceu que o resultado alcançado é resultante do apoio moral e material do Governo, empresas públicas e sector privado.

Para a próxima campanha agrícola 2024-2025, Alfeu Vinevala defende que as acções não cumpridas este ano sejam mantidas como prioridade.

Uma das principais prioridades, destacou o produtor, são as infra-estruturas que podem incentivar os produtores a colherem em grande escala.

Ganhos

O empresário agrícola deu nota positiva ao surgimento do Observatório Nacional que vai monitorar a segurança alimentar, um projecto futuro do Governo.

Segundo o produtor, "cultivamos de tudo um pouco, temos de nos unir, e todos caminharmos juntos para atingirmos a segurança alimentar que o Executivo almeja como meta”.

Alfeu Vinevala sublinhou que, embora o Ano Agrícola esteja na recta final, os camponeses, apesar de registarem alguns constrangimentos, acreditam que os resultados podem ser considerados positivos. "Da parte do Governo foram acautelados os estímulos, insumos e material às famílias camponesas, para que a produção registasse sucessos, mesmo não atingindo as metas preconizadas”, sublinhou.

تشاندينهو