Fin Adviser

Todas Notícias > PR APROVA CELEBRAÇÃO DO ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS

PR APROVA CELEBRAÇÃO DO ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS

  27 Aug 2024

PR APROVA CELEBRAÇÃO DO ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou a celebração de um Acordo de Financiamento, entre a República de Angola e a Japan International Cooperation Agency (JICA), avaliado em 39.105.000.000,00 de yenes (equivalente 244.751.502.140,15 de kwanzas) destinados à construção de linhas de transmissão e sistemas de subestações na Região Sul do país.

O financiamento, aprovado por Despacho Presidencial, entra em vigor a partir desta terça-feira e visa melhorar a qualidade de vida da população, aumentar e estabilizar o fornecimento de energia no Sul de Angola e dinamizar a actividade económica e social.

O documento refere que o acordo se inscreve no âmbito da Estratégia Angola 2050, um dos eixos prioritários de desenvolvimento assente na diversificação da economia com ênfase nos diversos sectores, incluindo o da Energia.

O Despacho esclarece também que a aprovação para a celebração do referido Acordo decorre da necessidade de se assegurar a disponibilidade de recursos financeiros necessários à implementação de projectos para a materialização dos objectivos acima elencados.

Nisto, o Presidente João Lourenço autoriza a ministra das Finanças, Vera Daves, a faculdade de subdelegar e a assinar o referido Acordo, bem como toda a documentação relacionada com o mesmo, em nome e em representação da República de Angola.

A Estratégia Angola 2050 aprovada no ano passado, constitui o instrumento central do Sistema Nacional de Planeamento e representa uma mudança significativa de paradigma em relação à Estratégia anterior 2025.

A Estratégia de longo prazo reflecte a visão futura do país, contemplando diferentes cenários de crescimento económico e social e a definição de metas globais e sectoriais.

A elaboração deste instrumento fundamental do Sistema Nacional de Planeamento, resultou de um esforço conjunto de instituições nacionais e internacionais, incluindo a sociedade civil e a academia, entre outras.

Conclusão da Estrada Nacional 311

O Presidente João Lourenço aprovou, igualmente, num outro Despacho, a celebração de um Contrato de Financiamento no valor global de 22 milhões de dólares (USD 22 000 000,00) para a conclusão da Estrada Nacional (EN) 311, troço Caiengue/Onzo/Muxaluando, com uma extensão de 18 quilómetros.

O convénio, representado pelo Ministério das Finanças e o Banco Caixa Geral Angola, S.A., prevê a construção de uma extensão de 18 quilómetros, incluindo 4 quilómetros de resselagem até Gombe, na província do Bengo, bem como a fiscalização da referida empreitada.

À ministra das Finanças foi igualmente delegada a competência de subdelegar, assinar o referido Acordo de Crédito e toda a documentação relacionada com o mesmo, em nome e em representação da República de Angola

Construção da auto-estrada Soyo/Santa Clara

Num terceiro Despacho, com o número 198/24, também de 26 de Agosto, o Titular do Poder Executivo autoriza o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação a celebrar com a empresa China Road and Bridge Corporation o Memorando de Entendimento para a Elaboração dos Estudos e Projectos necessários para sustentar o lançamento do Concurso Público, na modalidade de Parceria Público-Privada, para a construção da auto-estrada Soyo/Santa Clara (Norte-Sul)

تشاندينهو