Fin Adviser

Todas Notícias > PROGRAMA DE MICROCREDITO JÁ BENEFICIOU MAIS DE 9.475 OPERADORES NO PAÍS

PROGRAMA DE MICROCREDITO JÁ BENEFICIOU MAIS DE 9.475 OPERADORES NO PAÍS

  05 Sep 2024

PROGRAMA DE MICROCREDITO JÁ BENEFICIOU MAIS DE 9.475 OPERADORES NO PAÍS

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), desenvolvido pelo governo angolano no âmbito do microcrédito, já beneficiou mais de 9.475 operadores no país.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira por João Nkosi, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), durante a 28ª sessão temática do programa "Comunicar por Angola," realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).

Segundo Nkosi, o programa já formalizou mais de 35 mercados, com destaque para a província de Luanda, que representa 50% dos registos realizados até agora. O governo pretende dar continuidade à formalização dos operadores, permitindo-lhes, assim, aceder o microcrédito e ampliar suas oportunidades de negócios.

O responsável sublinhou que a economia informal está presente em diversos sectores da economia nacional, o que torna o seu tratamento uma questão complexa. A transição gradual desses agentes para um ambiente formal, com a devida legalização, é um dos principais desafios enfrentados pelo governo, que busca promover o desenvolvimento desses operadores.

Em função de constrangimentos globais, como a depreciação da moeda e a consequente perda de poder de compra, a capacidade de reembolso dos micro-empreendedores foi afectada. Para mitigar a situação, o governo ajustou o prazo de pagamento dos créditos, estendendo-o de 30 para 40 meses, a fim de proporcionar melhores condições para o cumprimento dos compromissos financeiros, frisou.

O principal objectivo do PREI é oferecer protecção articulada a todos os agentes económicos que actuam sem registo e, portanto, sem acesso à protecção social e com baixos salários. O programa visa regularizar e melhorar a condição desses trabalhadores, contribuindo para a formalização da economia nacional.

O programa "Comunicar por Angola," coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), é uma iniciativa do governo para apresentar seus programas de desenvolvimento e objetivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).

تشاندينهو