27 Sep 2021
ANIBAL DE MELO NACIONALISTA E JORNALISTA 1917 - 1975
Anibal de Melo, desde cedo deu início à vida política fazendo parte de algumas associações e, por outro lado, dando o seu melhor a sua veia jornalística que o tornou redactor e mais tarde jornalista dos distintos órgãos importantes existentes naquela altura.
A sua vida política começou a ser visível nos anos 50 ao apoiar um grupo oposto ao regime colonial. Também participou na distribuição clandestina, em panfletos, tido como subversivo em que se dizia estar constituída num movimento de libertação. Esteve igualmente ligado à organização cívica de resistência activa contra o regime de Salazar em que algumas pessoas foram presas e a organização desmantelada. Anibal de Melo, apesar de não ser detido, estava sobre vigilância da PIDE por ser considerado um dos maiores revolucionários.
O nacionalista aderiu ao MPLA à 27 de Dezembro de 1961. Em 1962 assumiu o cargo de Chefe do Departamento de Informação. Em Agosto de 1963 foi redactor e Chefe do órgão de Imprensa do MPLA “Unidade Africana”.
Aníbal de Melo foi filho de João Joaquim Melo e de Bernarda da Silva, nasceu na comuna de Camaxilo na província da Lunda-Norte à 25 de Setembro de 1917. Tinha como apelido “Camaxilo” ou “Urso”. Estudou e trabalhou em Portugal e em Angola. Em 1954, casou-se com Maria Helena Lopes Guerra com quem teve dois filhos, designadamente João da Silva Melo e António José Silva Melo, este último já falecido. Entretanto, teve mais dois filhos sendo no total quatro.
O Nacionalista e também Jornalista, morreu a 17 de Novembro de 1975, com 58 anos de idade. No dia do seu funeral o tempo estava cinzento. Ameaças de chuvas. Mas nem por isso o povo entre mulheres, homens, FAPLAS, numerosas crianças e antigos companheiros de trincheira não deixaram de prestar a sua homenagem a Aníbal de Melo, até a sua última morada no Cemitério de Santana.
A participação do Nacionalista e Jornalista na luta de libertação é recordada hoje, 25 de Setembro no Centro de Imprensa Anibal de Melo (CIAM), como um dia do homem que se transformou como símbolo nacional desta Instituição Pública.
-
Fonte:
-
Jornal de Angola | 27 Sep 2021