Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRO MÁRIO DE OLIVEIRA APELA À NECESSIDADE DE APRIMORAR O JORNALISMO EM ANGOLA

MINISTRO MÁRIO DE OLIVEIRA APELA À NECESSIDADE DE APRIMORAR O JORNALISMO EM ANGOLA

  02 Sep 2024

MINISTRO MÁRIO DE OLIVEIRA APELA À NECESSIDADE DE APRIMORAR O JORNALISMO EM ANGOLA

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, destacou nesta segunda-feira a importância do aprimoramento do jornalismo em Angola, enfatizando a necessidade de alinhá-lo ao potencial natural das terras e das pessoas do país, bem como ao interesse crescente da juventude pelas tecnologias de comunicação.

Durante a cerimónia de entrega do certificado ao segundo colocado na categoria de Televisão do Prémio de Jornalismo SADC 2024, Mário de Oliveira sublinhou que o jornalismo não deve se limitar ao desenvolvimento tecnológico do mercado, mas também deve incorporar valores naturais que promovam e preservem o bem comum para as futuras gerações.

O ministro ressaltou a importância de todos os países membros da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) promoverem a integração regional em aspectos geopolíticos, económicos, comerciais, sociais, culturais, científicos e tecnológicos.

Em seu discurso, Mário de Oliveira desafiou os jornalistas angolanos a se aprofundarem no conhecimento sobre a SADC e a região em geral, ressaltando a necessidade de promover Angola de maneira que atraia interesse, parcerias e investimentos internacionais e reconheceu que a falta de uma rede robusta de jornalismo dentro da SADC para a troca de informações e experiências limita a eficácia na cobertura e promoção de iniciativas regionais.

O ministro incentivou os profissionais da comunicação social a buscarem formas de superar essas barreiras, promovendo uma cobertura mais eficaz e informativa a partir de Angola, país que desempenha um papel crucial na promoção e integração regional.

Mário de Oliveira destacou, por exemplo, que a vasta geografia e a diversidade do potencial angolano oferecem oportunidades para projectos de interesse transfronteiriço e regional, como os corredores de transporte, energia, turismo regional, a área de conservação transfronteiriça KAZA (Okavango-Zambeze) e o UNIVISA de turismo regional. Segundo o ministro, esses projectos têm o potencial de fortalecer a integração regional e promover o desenvolvimento sustentável em Angola e nos países vizinhos.

Anastácio de Brito, presidente do Júri do Prémio de Jornalismo da SADC, ressaltou o compromisso do governo em valorizar a importância de um ambiente mediático livre, plural e independente, considerado um pilar fundamental de uma sociedade democrática e informada, afirmando que o governo continuará a investir em infraestruturas, formação e políticas que garantam o crescimento da qualidade do jornalismo angolano.

Na ocasião, o jornalista Hernani Correia, quadro da Televisão Pública de Angola (TPA), foi premiado com o segundo lugar no Prêmio SADC de Jornalismo 2024 na categoria de Televisão, com a peça intitulada “Trocas Comerciais entre Angola/RDC na Fronteira do Xicolongo – Lunda Norte”.

تشاندينهو