O Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) é a instituição tutelada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, vocacionada ao registo, controlo e acompanhamento da imprensa estrangeira, fundada em 25 de Junho de 1976. A instituição é a responsável por acolher os jornalistas estrangeiros e coordenar todo o processo de entrada destes profissionais em Angola. O processo de solicitação de entrada em território angolano é feito através do registo do jornalista interessado no portal do CIAM, no acto de pedido do visto na Representação Diplomática e Consular de Angola. Paralelamente ao seu objecto social, relativo ao apoio da imprensa estrangeira em Angola, o CIAM realiza, igualmente, conferências de imprensa, palestras, colóquios e debates sobre temas actuais e de interesse social.
Dentro das suas estratégias de trabalho tem como foco atrair a comunidade jornalística afecta à imprensa estrangeira, na realização de grandes reportagens sobretudo em áreas de desenvolvimento socioeconómico e turístico do país. Consta, igualmente, das estratégias do CIAM, contribuir para a divulgação de diferentes actividades levadas a cabo por diversos parceiros dos sectores públicos e privados, bem como dar visibilidade ao mundo com imagens fotográficas das grandes realizações do país.
O Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) tem os seus valores que o identifica como uma instituição séria com capacidade de encarar os desafios que o país actualmente apresenta.