De acordo com uma nota da instituição, com esse volume de crédito ao sector empresarial, o BAI quer continuar a ter o papel de parceiro financeiro, com uma forte presença em sectores que impulsionam a economia nacional.
Em função desse desempenho, a instituição foi considerada, em Outubro, pela revista Global Finance, como “Best Bank in Angola 2024” e “Best Safest Bank in Angola 2024”, em Washington DC, nos EUA, num evento que reuniu os principais actores do sector financeiro global.
De acordo com a Global Finance, estiveram na base da atribuição destes prémios o investimento na transformação digital, na modernização dos serviços e na expansão da oferta de produtos.
Em 2024 o BAI lançou soluções de investimento, novos créditos, além de continuar a ser uma referência sólida nos financiamentos a famílias e empresas.
Além do reconhecimento nos EUA, o BAI foi também reconhecido pela revista The Banker (Reino Unido), noutro estudo independente, como um dos maiores e melhores bancos de África, ocupando a 30.a posição no ranking “Africa's Top 100 Banks 2024”.
Este destaque sublinha o impacto da política de investimento continuado do BAI no apoio e financiamento à economia, reforçando o seu papel enquanto parceiro estratégico no crescimento do país.
O director de comunicação e gestão da marca do BAI, Fábio Correia, disse durante a recepção do prémio nos EUA, que o esforço do banco está em desenvolver soluções simples e que façam sentido para os clientes e para a economia angolana.
“Sabemos que enfrentámos alguns desafios, como as instabilidades no BAI Directo, mas estamos convictos e empenhados em melhorar, conforme o nosso palmarés de 28 anos de produtos e serviços inovadores para a economia angolana pode comprovar”, disse.