Assembleia Nacional (AN), através da Academia Parlamentar, realiza, desde esta segunda-feira, a I Formação de Integração ao Funcionalismo Parlamentar, uma iniciativa que visa dotar os participantes de ferramentas para a actuação dentro do sistema legislativo angolano.
De acordo com as informações avançadas pelo site da Assembleia Nacional, o exercício, tem como objectivo promover a integração de novos funcionários vai capacitar os quadros para exercerem funções no domínio legislativo.No acto de abertura, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, sublinhou que o sucesso da administração parlamentar depende da ética, do profissionalismo e da valorização dos recursos humanos.
Destacou, igualmente, o respeito pela individualidade de cada colaborador, incentivando o compromisso com a instituição.
O director de assessoria ao Processo Legislativo, Neto Figueiredo, apresentou a estrutura orgânica da Secretaria Geral, explicando o funcionamento dos diferentes departamentos e serviços que compõem o departamento administrativa da Assembleia Nacional.
Já o director-geral da Academia Parlamentar, Amílcar Quintas, fez referência à identidade institucional da Secretaria Geral da Assembleia Nacional (SGAN) como factor de coesão e orientação estratégica. Segundo o responsável, “é fundamental implantar a cultura e a missão da instituição no DNA das equipas de trabalho, de forma a transformar colaboradores em profissionais de alta performance”.
O responsável assinalou os elementos fundamentais da identidade institucional, tais como a missão (apoiar os órgãos da Assembleia Nacional e os deputados no exercício do seu mandato), a visão (ser uma instituição de referência pelo excelente desempenho na gestão pública) e os valores (integridade, eficiência, inovação, imparcialidade, excelência profissional e memória institucional), plasmados na Lei Orgânica do Funcionamento dos Serviços da Assembleia Nacional (LOFSAN).
“O fortalecimento da identidade institucional é o alicerce para o desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida, que projecta resultados duradouros e uma imagem pública de credibilidade”, reforçou.