Decorreu, nesta quarta-feira, no Hotel Intercontinental, em Luanda, a terceira fase da outorga de medalhas comemorativas dos 50 anos da Independência Nacional.
Mais 654 entidades, entre nacionais e estrangeiras, foram condecoradas pelo Presidente da República, João Lourenço, na classe Independência e Paz e Desenvolvimento, em cerimónia testemunhada pela Primeira-Dama da República e membros do Executivo.
A atribuição de medalhas comemorativas dos 50 anos da Independência é uma iniciativa do Chefe de Estado, que visa distinguir todas as personalidades angolanas e estrangeiras que contribuíram de forma significativa na defesa da pátria, da soberania nacional e da integridade territorial, na conquista da paz e da reconciliação nacional.
Estão a ser, igualmente, condecoradas figuras pelo contributo na promoção da solidariedade, na defesa e promoção dos direitos fundamentais dos cidadãos, na consolidação das instituições democráticas do país.
O acto é, ainda, justificado pela intervenção das entidades visadas no processo de reconstrução do país no período pós-independência, para o desenvolvimento nos domínios económico, social, cultural, militar e diplomático ou bem-estar das populações, artes, ciência, educação ou desporto.