O chefe da diplomacia angolana, Téte António, chegou, a Bissau, para participar da 33.ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, a ter lugar nesta quinta-feira.
O encontro reunirá os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com o objectivo de avaliar os avanços da cooperação multilateral no espaço lusófono e reforçar os compromissos estratégicos da Comunidade.
Em nota de imprensa, o MIREX adianta que os ministros pretendem consolidar a mobilidade entre os cidadãos dos países membros, promover e difundir a língua portuguesa como instrumento de integração e desenvolvimento, bem como reforçar a cooperação económica, técnica e cultural no seio da CPLP.
Os titulares da pasta da diplomacia da CPLP estão igualmente engajados no acompanhamento das acções de segurança, paz e estabilidade no espaço da comunidade lusófona além CPLP, além do cumprimento da implementação de decisões tomadas nas cimeiras anteriores.
A 33.ª Reunião Ordinária reafirma o compromisso da CPLP com os princípios de solidariedade, democracia, desenvolvimento sustentável e o fortalecimento dos laços históricos e culturais que unem os seus nove países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.