O Vice - Presidente da República, Bornito de Sousa, considerou, nesta quarta-feira, em Pretória (África do Sul), o conhecimento e os recursos humanos como grandes trunfos para o desenvolvimento das sociedades.
Ao intervir, durante uma visita à Escola Nacional de Governação da África do Sul, Bornito de Sousa sustentou que, tendo em conta as mudanças que se pretende implementar em todos os países, em particular os do continente berço, é necessário investir no capital humano.
Em visita privada desde domingo último à África do Sul, o Vice- Presidente sublinhou: "viemos aqui para conhecer e aprender com essa grande instituição, beber da vossa experiência e ver quais os programas existentes e como os podemos integrar na nossa realidade”.
Acompanhado da embaixadora de Angola na África do Sul, Filomena Delgado, o Vice - Presidente da República pretendeu, com a visita, inteirar-se da organização e do funcionamento daquela instituição de formação para servidores públicos sul-africanos, por sinal uma referência no continente.
O Vice-Presidente foi recebido pela vice-ministra sul-africana da Administração e Serviços Públicos, Chong Pilane-Majene. Bornito de Sousa teve a oportunidade de interagir com a direcção e o corpo docente da instituição, a quem referiu a existência da congénere angolana, a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), como um potencial parceiro, por comungarem da mesma missão e objectivos.
Bornito de Sousa lembrou que a Escola Nacional de Governação tem como missão capacitar os servidores públicos, para darem respostas às necessidades dos cidadãos e às prioridades do Governo, por via de uma forte intervenção na educação, treinamento e desenvolvimento.
De acordo com informações no portal da Vice - Presidência da República, Bornito de Sousa manteve, na terça-feira, um encontro de cortesia, também em Pretória, com o seu homólogo da África do Sul, David Dabede Mabuza.
No encontro, os governantes abordaram genericamente as relações de amizade e de cooperação entre os dois países e povos, de acordo como o portal.
Na ocasião, o Vice-Presidente sul-africano manifestou interesse em voltar a visitar a região angolana do Cuito Cuanavale, para o cumprimento de promessas feitas aquando da sua primeira visita àquele local histórico.
No encontro com David Mabuza, realizado na "Residência O.R Tambo", do Palácio Presidencial, Bornito de Sousa fez-se acompanhar pela embaixadora Filomena Delgado.
Além de Vice-Presidente da África do Sul, David Da-bede Mabuza é Vice-Presidente do Congresso Nacional (ANC), partido que governa o país. grandes trunfos para o desenvolvimento das sociedades.