Angola e a Espanha manifestaram-se, quinta-feira, satisfeitos com o anúncio da abertura, para breve, dos voos das Linhas Aéreas de Angola TAAG directamente a Madrid.
Esta informação foi prestada quinta-feira à noite por Téte António, ministro das Relações Exteriores da República de Angola, depois de ter recebido em audiência Manuel Larrera, embaixador do Reino da Espanha em Angola. De acordo com o governante, a abertura de voos directos entre Luanda e Madrid representa uma mais valia para Angola e para a Espanha, pelo facto da movimentação aérea beneficiar não só os dois países mas também facilitar o manuseamento de passageiros e mercadorias com os países da América do Sul.
Uma nota do Ministério das Relações Exteriores refere que a audiência serviu também para as duas individualidades falarem sobre o aprofundamento das relações bilaterais, da previsão da realização de um fórum económico entre a Espanha e Angola, bem como do programa de trocas de visitas ao mais alto nível.
O Governo espanhol colocou Angola no coração da sua estratégia de desenvolvimento baseada na cooperação mútua entre a Europa e a África, acrescenta o documento que destaca o plano Foco África 2023 que vai canalizar apoio institucional para os investimentos das empresas espanholas no continente.
Com Angola, a Espanha pretende construir relações distintas, mais abrangentes, embora o plano daquele país europeu seja mais ambicioso, já que deseja tornar-se em referência da União Europeia para o continente africano.