Angola acolhe, de 16 a 19 de Maio deste ano, a 8ª Edição do Congresso e Exposição de Petróleo de África (CAPE VIII), com a finalidade de promover e apoiar o investimento no sector petrolífero nacional.
O fórum, uma iniciativa da Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO), visa também reflectir sobre as orientações dadas pelos altos dirigentes políticos africanos, responsáveis por este sector, esta semana, fonte da organização.
Sob o lema "Desafios e Oportunidades na Indústria Africana de Energia, Petróleo e Gás”, o Congresso conta com vários oradores, com destaque para o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo, que é actualmente o presidente da APPO, neste ano de 2022, cujo apoio, na promoção, tem a chancela do MIREMPET e a empresa AMTRADE.
Para o evento, são aguardados especialistas nacionais, regionais e internacionais da Indústria de Energia, Petróleo e Gás, que vão discutir sobre os desafios e oportunidades da transição energética e o futuro da Indústria de Petróleo e Gás em África.
Estão agendados para o fórum temas como o Impacto da COP-26 e da Transição Energética no Futuro da Indústria de Petróleo e Gás em África, o Desenvolvimento do Conteúdo Local Africano, as Actualizações dos Sectores Upstream (exploração e produção), Downstream (refinação, transporte e distribuição) e Agregação de Valor através do Conteúdo Local.
As parcerias bem-sucedidas no sector de petróleo e gás de África: perspectivas dos principais players da indústria (NOCs) em infra-estrutura transfronteiriça, o desenvolvimento do mercado petrolífero africano, oportunidades de refinamento e processamento petroquímica e financiamento do sector petrolífero são outros dos temas agendados para este evento.
O Congresso e Exposição de Petróleo de África (CAPE) é reputado como o maior e mais influente evento de petróleo e gás em África, que procura proporcionar aos investidores a oportunidade de terem informações e conhecimentos mais profundos sobre a direcção estratégica da referida indústria no continente.
"É uma conferência obrigatória e a única plataforma completa sobre política, negócios e interacção dos países membros da APPO”, lê-se no documento.
A edição anterior foi organizada em Abuja, Nigéria, em 2016, tendo atraído 47 palestrantes de alto ní-vel, idos dos cinco continentes, 470 participantes de 37 países, 55 expositores e 13 patrocinadores.