A reunião anual do Conselho de Administração do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça (IOI) inicia esta terça-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, com a primeira participação presencial da responsável máximo do sector em Angola, Florbela Rocha Araújo.
A provedora angolana participa na condição de directora para a Região África do IOI e conta uma delegação composta pelo director de Intercâmbio e Cooperação Internacional, Makaya José, e técnicos seniores da Provedoria de Justiça para a prestação de todo o apoio.
Sobre a mesa da reunião que vai até sexta-feira vão estar a isenção de taxas, subsídios regionais, adesão de novos membros, formação dos provedores de Justiça e o relatório anual.
Durante o encontro, que alberga outros provedores de Justiça do mundo, vai ser firmado um Memorando de Entendimento entre o IOI e o Instituto de Formação e Pesquisa das Nações Unidas.
Angola tornou-se membro do IOI em Junho de 2021, mesmo ano em que assumiu a direcção da Região África do organismo em Outubro.