Fin Adviser

Todas Notícias > BERKELEY ENERGY INVESTE 1,5 MUL MILHÕES DE DOLARES

BERKELEY ENERGY INVESTE 1,5 MUL MILHÕES DE DOLARES

  14 Jul 2022

BERKELEY ENERGY INVESTE 1,5 MUL MILHÕES DE DOLARES

A companhia internacional especializada em projectos de energias renováveis, Berkeley Energy, já investiu 1,5 mil milhões de dólares na construção de centrais fotovoltaicas hídricas, eólicas e de biomassa em várias localidades do país.

A informação foi avançada pelo director executivo da Berkeley Energy, Luka Buljan, na Conferência Internacional sobre Energia Renovável, realizada recentemente em Luanda, sob égide do Ministério da Energias e Águas, em parceria com as associações Lusófona e Angolana de Energias Renováveis (ALER e ASAER).

O responsável reiterou o engajamento da empresa, com os demais investidores e produtor de energia renovável com foco em mercados emergentes em África e na Ásia.

Disse que a empresa está a trabalhar com o órgão regulador do sector energético no sentido de ajudar a suprir as necessidades de energia em Angola, no quadro do programa do Governo que visa atingir 9,9 gigawatts (GW) até 2025.

Segundo o gestor, a Berkeley já disponibilizou 500 megawatts em activos de produção de energias renováveis e funcionais com os mais elevados padrões em África e Ásia.

Assegurou que os activos estão constituídos por hi-droeléctricas a fio d'água, eólica, solar fotovoltaica, baterias e sistemas híbridos, de acordo com as necessidades específicas de cada país em que a empresa opera.

"A Berkeley Energy, em conjunto com a Elektra, seu parceiro local, iniciou, em 2018, o estudo potencial hidroeléctrico do rio Cuango, na Lunda-Norte, e identificou três locais para a implementação dos projectos de médio porte denominados: Vuka 1; Vuka 2 e Vuka 2, cujo objectivo é a substituição das fontes térmicas em uso na indústria mineira e municípios, assim como fomentar a expansão da rede nacional de transporte para a Região Leste", disse Luka Buljan.

Para a concretização da auto-suficiência e exportação até 2025, de acordo com Luka Buljan, deverão ser investidos um total de 23,3 mil milhões de dólares, o que passa pela atracção do forte investimento privado e a realização de projectos de Parceria Pública Privada (PPP) na construção de projectos de raíz.

تشاندينهو