Fin Adviser

Todas Notícias > TÉTE ANTÓNIO PARTICIPA NA CONFERÊNCIA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO

TÉTE ANTÓNIO PARTICIPA NA CONFERÊNCIA  DE CHEFES  DE ESTADO E DE GOVERNO

  25 Jun 2022

TÉTE ANTÓNIO PARTICIPA NA CONFERÊNCIA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, representa, nesta segunda-feira, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), o Presidente da República, João Lourenço, na XXI Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, o evento será presidido pelo Chefe de Estado da República Democrática do Congo e também Presidente em exercício da CEEAC, Félix Antoine Tshisekedi.

Na reunião, os estadistas vão tomar conhecimento do relatório de trabalho do Conselho de Ministros e proceder à análise e adopção das recomendações do Conselho de Ministros e do Comunicado Final desta XXI Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC.

A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) é um bloco económico sub-regional integrado por 11 países, nomeadamente Angola, Burundi, Camarões, Gabão, Chade, Guiné Equatorial, República Centro Africana, São Tomé e Príncipe, Congo, República Democrática do Congo e Rwanda.

O propósito destes Estados é implementar uma política comum, visando eliminar impostos alfandegários entre os Estados-membros, estimular o livre movimento de bens, serviços e pessoas, bem como fazer avançar o desenvolvimento industrial, entre outros objectivos.

No médio-longo termo, a CEEAC bate-se pela melhoria das ligações terrestres entre os países que integram o grupo, por existir a consciência de que a mobilidade é um dos seus elos mais fracos enquanto bloco económico.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António , que participa da reunião em presentação do Chefe de Estado, João Lourenço, faz-se acompanhar do director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Miguel Bembe, da embaixadora de Angola no Gabão e representante permanente junto da CEEAC, Lizeth Satumbo Pena, do embaixador de Angola na Etiópia e junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Francisco da Cruz, e do embaixador de Angola na República Democrática do Congo, Miguel Costa.

A CEEAC mobililiza todos os seus recursos e sua energia para fazer da África Central uma região de paz, prosperidade e solidariedade assente num espaço económico e político unificado. A organização cobre o conjunto das actividades das instituições públicas, das empresas privadas, da sociedade civil e das populações da região numa perspectiva dinâmica e integrante baseada em cinco pilares: paz e segurança; mercado comum; meio ambiente e recursos naturais; ordenamento do território e infra-estrutura; género e desenvolvimento humano.

Assim, o crescimento económico, o bem estar social e preservação da natureza constroem-se através da integração regional que desenvolve a CEEAC entre os 11 Estados- membros.

تشاندينهو