A terceira edição do Festival Nacional da Cultura Especial Centenário (FENACULT’2022), a realizar-se de 28 Outubro a 30 de Novembro, em todo o território nacional, é destaque na programação dos festejos dos 100 anos de nascimento do primeiro Presidente de angola, António Agostinho Neto, que se assinala a 17 deste mês.
O FENACULT Especial Centenário, além de homenagear a figura do Poeta Maior, serve como mecanismo de exaltação, valorização e reafirmação da identidade cultural angolana, oferecendo aos criadores, em especial aos jovens, espaços de participação e troca de experiências, também.
A primeira edição do FENACULT realizou-se em 1989, no Estádio da Cidadela. O evento repetiu-se de 30 de Agosto a 20 de Setembro de 2014, sendo a cerimónia realizada no Estádio Nacional 11 de Novembro.
Anos depois, o então Ministério da Cultura anunciara a alteração da realização do festival para de cinco em cinco anos, ao contrário dos quatro anos anunciados em 2014, aquando da sua segunda edição.
De acordo com o programa, vão ser também reeditadas as obras "Sagrada Esperança” e "Renúncia Impossível”, além dos concursos literários "100 anos de António Agostinho Neto” e "Cantar Neto”.
O evento reserva, igualmente, uma romaria à Vila de Caxicane, conferência sobre a visão de Agostinho Neto na formação de quadros angolanos e o papel da Universidade Agostinho Neto na preparação de quadros superiores.
Concurso de Excelência Académica, Dr. António Agostinho Neto, jornada académica sobre as múltiplas dimensões da figura do Dr. António Agostinho e o papel desempenhado na libertação da África Austral, realização da mostra Nacional de Jovens Criadores , exposição de pintura "Amanhecer”, outorga da Ordem Sagrada Esperança, "Manguxiando”, projecto cinematográfico "Memórias d’Neto”, "Sábado no musseque” e FestiNeto, constam, igualmente, do programa.