Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRO RECOMENDA DIÁLOGO ENTRE SINDICATOS E ADMINISTRAÇÃO DA TAAG

MINISTRO RECOMENDA DIÁLOGO ENTRE SINDICATOS E ADMINISTRAÇÃO  DA TAAG

  06 Sep 2022

MINISTRO RECOMENDA DIÁLOGO ENTRE SINDICATOS E ADMINISTRAÇÃO DA TAAG

O ministro dos Transportes angolano chamou esta segunda-feira o Sindicato do Pessoal Navegante de Cabine (SPNC) para “recomendar” que esgotem os canais previstos na lei e dialoguem com a administração da companhia aérea TAAG para resolverem as “questões divergentes”.

O Ministério dos Transportes deu esta segunda-feira conta, através de um comunicado, de um encontro entre Ricardo Viegas D’Abreu e representantes do SPNC, na sequência de um protesto destes trabalhadores que teve lugar no fim-de-semana no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda.

O comunicado hoje divulgado afirma que o titular da pasta dos Transportes aconselhou os membros daquele sindicato "a esgotarem todos os esforços e canais” previstos na lei "para verem resolvidas as suas legítimas preocupações” e exigiu a abertura de um espaço de diálogo, "para sanar as questões divergentes, incluindo a partilha de informação sobre a estratégia empresarial em curso e futuro" da companhia aérea de bandeira.

Segundo o comunicado, Ricardo Viegas D’Abreu quis saber quais foram "as reais motivações que levaram a que se chegasse a um ponto extremo de uso de mecanismos mediáticos e eventualmente à margem da lei”, recomendando ao sindicato e à TAAG que criem "um clima negocial e de comunicação, franco e aberto”.

"Preocupa-nos ver vídeos nas redes sociais, sem que para se atingir esse clima de ruptura se tenham esgotadas todas as alternativas, previstas na Lei, incluindo a negociação de um caderno reivindicativo que nunca foi apresentado pelo sindicato”, diz o ministro, citado na mesma nota.

"Pelo conteúdo dos vídeos, comentários e uma vez auscultado o referido sindicato, é nítida a percepção de que está a haver deturpação sobre a estratégia de reestruturação da TAAG”, lê-se no comunicado, onde o ministro reitera que "o caminho não pode ser construído, com calúnia, difamação e ofensas pessoais”.

O ministro alertou, também, para a necessidade de melhorar a comunicação, reafirmando a necessidade de o Conselho de Administração abrir "espaço para o diálogo com a classe e auscultação das suas preocupações e inquietações de forma civilizada e urbana”.

تشاندينهو