Fin Adviser

Todas Notícias > VENCEDORES DO PRÉMIO SADC DE JORNALISMO FORAM PREMIADOS EM LUANDA

VENCEDORES DO PRÉMIO SADC DE JORNALISMO  FORAM PREMIADOS EM LUANDA

  08 Sep 2022

VENCEDORES DO PRÉMIO SADC DE JORNALISMO FORAM PREMIADOS EM LUANDA

Jornalistas angolanos vencedores das categorias de Rádio, Televisão e Imprensa do Prémio SADC de Jornalismo foram premiados, esta quarta-feira, em Luanda.

Jaquelino Figueiredo, do Jornal de Angola, conquistou o segundo lugar na categoria de Imprensa.

Na categoria de Rádio sagrou-se vencedor o jornalista da RNA, Aristides Kito, e em Televisão venceu o jornalista da TPA, Cândido Calombe.

A cerimónia de entrega dos certificados aos vencedores contou com a presença do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

Os vencedores foram anunciados no dia 17 de Agosto, deste ano, por altura da realização da 42ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Kinshasa, na RDC.

O jornalista Aristides Kito, venceu com a peça intitulada "Comércio transfronteiriço entre Angola e RDC/uma rota comercial procurada, mas que precisa de remover obstáculos”, com 73 pontos, dos 100 possíveis.

Cândido Calombe somou 71 pontos com a peça sobre a "Importância do Rio Zaire na SADC”, que lhe deu o prémio na categoria de Televisão, enquanto o jornalista Jaquelino Figueiredo obteve o segundo lugar com a peça sobre "O impacto da praga dos gafanhotos na segurança alimentar da SADC”, com 64,6 pontos.

Em Angola, a edição 2022 do Prémio SADC de Jornalismo foi representada com 11 candidaturas, no conjunto das categorias de Imprensa, Rádio e Televisão, desta vez, sem a participação de Fotojornalismo.

Na ocasião, Manuel Homem felicitou os vencedores, particularmente a província do Zaire, por ter conseguido duas importantes distinções, "que serviram para demonstrar que também se faz Jornalismo no resto do país. Hoje, temos motivos suficientes para celebrar e dignificar os nossos jornalistas. Afinal, não é sempre que se consegue alcançar tamanha vitória, considerada inédita na história da participação de Angola no Prémio SADC de Jornalismo”, disse o ministro.

O ministro encorajou os vencedores no sentido de continuarem a trabalhar com brio e dedicação, para dignificarem o mérito alcançado.

Para o governante, a conquista de prémios, distinção e reconhecimento resulta da criação e disponibilização de condições técnicas, materiais, humanas e do reforço das competências e habilidades de cada um ou de um colectivo.

Manuel Homem, sem tirar o mérito de cada um dos jornalistas vencedores, recordou que o Executivo continua a apostar na resolução dos problemas do sector, permitindo a realização de um conjunto de investimentos e transformações, que têm contribuído para a melhoria e refinamento do produto final dos jornalistas.

O ministro reconheceu que ainda existem grandes desafios no sector, concretamente no capítulo do Jornalismo, onde as tecnologias de informação e comunicação desempenham o papel central no processo de recolha, tratamento e divulgação.

Encorajou outros profissionais do sector a fazerem mais e melhor, na prática diária de informar com verdade, para que possam destacar-se na conquista de distinções, nos mais variados certames, tanto no país, como fora dele.

Ao Comité Nacional de Adjudicação de Angola do Prémio SADC de Jornalismo 2022 e respectivo júri endereçou o mais vivo reconhecimento pelo excelente trabalho realizado, pela grandeza e capacidade de avaliação das obras finalistas, que permitiu a conquista inédita.

Prémio SADC

O Prémio SADC de Jornalismo foi criado em 1996, para encorajar os meios de comunicação e os profissionais da região a desempenharem um papel de liderança na disseminação de informação sobre a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, para apoiar o processo de cooperação e integração.

A edição 2022 do Prémio SADC de Jornalismo teve quatro fases distintas, nomeadamente apresentação das candidaturas, selecção e aprovação dos concorrentes, que decorreu de 20 de Outubro de 2021 a 28 de Fevereiro do ano em curso.

A segunda fase foi de avaliação do júri, das peças que concorreram ao concurso, onde o jurado trabalhou com um indicador de dez critérios de avaliação e um formulário de classificação, em que a escala de pontuação atingiu os 100 pontos.

A terceira centrou-se na confirmação de apresentação das peças vencedoras internamente, para a disputa da etapa regional.

A quarta e última deveu-se à votação pelos estados-membros, de todas as peças ao concurso, que teve lugar na mesma altura da realização da 27ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação, de 21 a 23 de Junho.

De recordar que é a primeira vez, numa só edição do Prémio da SADC, que jornalistas angolanos conquistam três prémios.

تشاندينهو