Fin Adviser

Todas Notícias > OBRAS DO PORTO DO CAIO EM CABINDA GANHAM MAIOR DINAMISMO

OBRAS DO PORTO DO CAIO EM CABINDA  GANHAM MAIOR DINAMISMO

  16 Sep 2022

OBRAS DO PORTO DO CAIO EM CABINDA GANHAM MAIOR DINAMISMO

As obras de construção do Porto de Águas profundas do Caio, em Cabinda, passam a ter a partir de agora, maior celeridade, com o início do processo de dragagem do canal de acesso e da bacia de manobras do cais.

O processo de dragagem está a ser feito por uma draga incorporada a um monstruoso navio, pertencente à empresa "Draimair”, contratada pela empresa construtora do Porto de Águas profunda do Caio a CRBC de origem chinesa.

Segundo entidade fiscalizadora da obra, o canal de acesso, terá 15,7 metros de profundidade enquanto a bacia de manobra do porto, terá 14 metros de profundidade.

O navio tem a capacidade de dragagem de 2.400 metros quadrados por hora e, a areia que está a remover do fundo do mar, está a ser colocada e em seguida compactada numa área de aproximadamente 400 mil metros quadrados, onde segundo os idealizadores do projecto, vai servir para implantar todas as infra-estruturas operacionais do porto

. O lançamento dos trabalhos de dragagem com a duração de dois meses, foi testemunhado por altos membros do governo da província, com destaque para os vice-governadores para o sector Político e Social, Miguel dos Santos de Oliveira, dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Guilherme Pereira, membros do Conselho de Administração do Porto de Cabinda e autoridades tradicionais do município sede (Cabinda).

O presidente do Conselho de Administração do Porto de Cabinda, José Kuvingua, considerou o início do processo de dragagem, como sendo um marco importante no desenvolvimento do projecto, já que, reforçou, com a chegada da draga, "veio acelerar até certo ponto o trabalho que por si só, já teve um certo incremento desde o início deste ano”.

"A draga veio fazer a limpeza dos fundos, ou seja, remover o material desnecessário para o assoreamento da futura área de instalação do terminal”, disse o gestor.

Segundo o PCA do Porto de Cabinda, com o processo de dragagem, estão, assim, criadas as condições para o avanço normal e regular dos trabalhos de construção do Porto de Águas profundas do Caio, por um lado, e por outro, a certeza de que as obras serão concluídas na data prevista, isto é, em Dezembro de 2024.

Em termos de execução física do projecto, José Kuvingua, informou que, os trabalhos andam a volta de pouco mais de 35 por cento. "Essa margem de execução apesar de ser pouca, mas devemos recordar que, se trata de uma grande obra”, disse o PCA do Porto de Cabinda, para lembrar que, a percentagem acima anunciada, já permitiu executar várias empreitadas entre elas o "molho de acesso com pouco mais de dois quilómetros, incluindo o braço que vai constituir a parte do terminal com mil e duzentos e cinquenta quilómetros”.

José Kuvingua, reiterou que, as partes, quer o proponente do projecto (governo) quer o empreiteiro, estão a cumprir com todas as etapas preconizadas, reiterando que "a chegada da draga veio claramente demonstrar esse facto”, notou.

تشاندينهو