O enviado especial do Presidente norte-americano a Angola, para assistir à cerimónia de investidura de João Lourenço, para o segundo mandato, Scott Nathan, elogiou, quinta-feira, o discurso feito pelo Estadista angolano depois de ser investido nas funções para mais um mandato de cinco anos.
Scott Nathan, que falava à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, na Cidade Alta, referiu que o Chefe de Estado privilegiou no seu discurso temas que considera importante para o desenvolvimento do país, designadamente, boa governação, reformas, transparências, combate à corrupção, segurança regional e prosperidade económica.
"São temas bastante importantes e que me deixaram bastante impressionado”, referiu o enviado de Joe Biden, destacando que prestou muita atenção ao discurso do Presidente João Lourenço. Scott Nathan fez saber que as relações entre Estados Unidos da América e Angola vão ganhar mais força nos próximos anos.
"A questão chave, aqui, é um provérbio que nós colocamos em prática que diz: quem quiser ir mais rápido, vá sozinho, mas se quiser ir mais distante tem que ir acompanhado em parceria”, destacou Andrew Robert Young, adjunto do comandante de Relações Civis-Militares do Comando Militar dos EUA para África, também presente na audiência.
Esta é a primeira delegação que o Governo americano envia a Angola para assistir à cerimónia de investidura de um Presidente angolano.
Ainda quinta-feira o Presidente da República recebeu, na Cidade Alta, o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, o vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Japão- União Africana, Sakurada Yoshitaka, e o presidente do Parlamento argelino, Ibrahim Boughali.