Fin Adviser

Todas Notícias > SAÚDE APOSTA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA APROXIMAR SERVIÇOS

SAÚDE APOSTA NA TRANSFORMAÇÃO  DIGITAL PARA APROXIMAR  SERVIÇOS

  26 Sep 2022

SAÚDE APOSTA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA APROXIMAR SERVIÇOS

da Saúde (MINSA) vai continuar a apostar, fortemente, na transformação digital e desenvolvimento de ferramentas para a sustentabilidade dos serviços de proximidade, anunciou, este domingo, em Luanda, a titular do sector.

Sílvia Lutucuta salientou que essa necessidade surge do facto de a transformação digital e desenvolvimento dos serviços de proximidade serem factores determinantes na disponibilização dos cuidados de saúde humanizados e de qualidade.

Ao falar por ocasião do 25 de Setembro, Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, a ministra da Saúde destacou o papel do profissional do sector na melhoria e humanização dos serviços, em especial durante a fase de combate à Covid-19.

A governante louvou a capacidade de adaptação evidenciada por estes profissionais, que considerou verdadeiros heróis e combatentes da linha da frente. Sílvia Lutucuta salientou que a acção dos trabalhadores da Saúde revela, em particular no período de resistência e resiliência como da Covid-19, que colocou à prova o humanismo e a competência destes, a continuidade da prestação dos cuidados de saúde a todos.

A ministra considerou o empenho como uma manifestação do amor ao próximo e patriotismo, um legado que acredita que as gerações vindouras o tornarão contínuo. "É com o mais profundo respeito e reconhe- cimento que faço uma homenagem aos trabalhadores da Saúde, cuja resiliência inspira a todos”.

Para a ministra, os profissionais do sector devem manter esta energia e entusiasmo, em especial no cumprimento do trabalho, tendo realçado que os constrangimentos e desafios que enfrentam no exercício da profissão é um exemplo para muitos.

Neste momento, a governante destacou que o país ainda enfrenta a pandemia da Covid-19, daí a importância da vacinação da população, a partir dos 12 anos.

A par disso, realçou ser preciso o cumprimento do calendário de vacinação das crianças menores de cinco anos, para um controlo total da pandemia e garantir às novas gerações um país com mais saúde.

Em relação à data, considerou-a uma oportunidade para se reflectir sobre os compromissos assumidos por estes profissionais e o de colocar os serviços mais próximos das pessoas, através de maior interacção entre o Serviço Nacional de Saúde e os utentes.

A efeméride

O Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, realizado este ano sob o lema "Trabalhadores da Saúde, comprometidos rumo ao desenvolvimento com a comunicação eficaz”, é celebrado como uma homenagem ao nacionalista e médico Américo Boavida.

O secretário-geral do Sindicato Nacional de Angola, Cruz Matete, referiu que, no país, os trabalhadores da Saúde, à semelhança dos demais, devem se empenhar mais para que a população beneficie de uma assistência médica e medicamentosa digna e de qualidade.

"O que implica mais formação desses profissionais e a garantia de boas condições de trabalho”, salientou, para avançar que, entre as inquietações dos trabalhadores do sector, está a falta de condições dignas de trabalho em algumas unidades de saúde e a actualização de categorias, em especial aos que aumentaram os níveis de escolaridade e em idade de reforma.

Outro ponto importante, realçou Cruz Matete, tem a ver com o pagamento dos subsídios da Covid-19 aos profissionais envolvidos. "Muitos trabalhadores estiveram na linha da frente em várias unidades hospitalares, mas ainda não foram contemplados”, apontou.

تشاندينهو