O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, defendeu esta segunda-feira, em Luanda, a criação e implementação, na grelha de programas da Televisão Pública de Angola (TPA), de conteúdos mais focados ao resgate dos valores morais, éticos e da cidadania.
Numa visita às instalações da TPA, Mário Oliveira destacou a importância da criação de séries e programas, com conteúdos, para elevar a sensibilização e resgate de alguns valores considerados perdidos.
"Hoje, os órgãos de comunicação social têm um papel muito grande, que não deve ser limitado apenas ao de informar, mas têm de incluir, também a formação e educação”, disse, além de adiantar que há muitas reclamações sobre a perda dos valores morais. "A Televisão Pública de Angola, em particular, tem a obrigação de fazer o papel de educar a juventude, nos mais variados aspectos sobre a cidadania”, reafirmou.
Para o ministro, é igualmente importante haver uma adaptação aos novos tempos, no campo da modernização tecnológica, bem como da reformulação dos conteúdos, de forma a transmitir mais princípios sobre a cultura e os símbolos do país, assim como do uso responsável das redes sociais.
A exibição de conteúdos, que, em cinco ou dez minutos, sejam capazes de passar informações sobre o uso das redes sociais, ou demonstrar o poder nefasto das "fake news” para a sociedade, são, para o ministro, essenciais na criação de novos programas, com realce aos sobre a educação social.
A formação de quadros, reiterou, deve ser feita de uma forma abrangente e envolvente, para incluir todos os profissionais da comunicação social. "É também importante fazer uma formação sobre segurança de redes, como forma de prevenir futuros ataques de hackers”, destacou, assim como chamou atenção para uma maior certificação dos quadros formados.
Caixa de Previdência Social
A criação de uma Caixa de Previdência Social, para atender todos os profissionais da estrutura da comunicação social, é das metas do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Mário Oliveira disse que a criação de Caixa de Previdência Social vai permitir acudir todos os profissionais inscritos no projecto, em especial na resolução de alguns problemas sociais na fase da reforma. "É uma proposta que esperamos ver materializada ainda este ano”.
Quanto ao sector, o ministro pediu mais contribuições e a dedicação de todos na concretização dos planos em prol de uma comunicação social mais inclusiva.
O presidente do Conselho da Administração da TPA, Francisco Mendes, destacou, durante a visita, o processo de reabilitação da empresa e o destaque que têm dado à formação dos funcionários, para melhor capacitação dos quadros.
Francisco Mendes disse que entre os projectos em carteira há a destacar a implementação do qualificador e o pagamento da Segurança Social. Porém, alertou, para a importância de um incremento financeiro, devido a inclusão, entre os quadros, dos trabalhadores da TV-Palanca.